Poucos dias após ter aparecido no programa beta, o iOS 13.7 agora está disponível de forma estável nos dispositivos compatíveis. De acordo com a Apple, a grande novidade dessa versão é o "Notificações Expressas de Exposição", que elimina a necessidade de instalar aplicativos de terceiros para rastrear o COVID-19.

A Apple criou a API de notificações do coronavírus por meio de uma parceria com o Google. Graças a essa tecnologia, os órgãos de saúde do mundo todo podem criar seus próprios aplicativos para enviar alertas ao usuário caso ele tenha se aproximado de alguém que testou positivo para a doença, além de ser útil para distribuir boletins informativos sobre a pandemia. O rastreamento acontece usando dados de protocolos de comunicação do smartphone.

No entanto, agora que a versão "Express" foi embutida no iOS 13.7, os usuários não precisam instalar outros aplicativos, basta acessar as configurações do aparelho, procurar a opção "Notificações de Exposição" e ligar o recurso. Caso o órgão de saúde local não tiver aderido ao sistema, é possível ativar uma notificação que avisará quando o rastreamento estiver disponível.

É importante lembrar que a responsabilidade de emitir os boletins informativos, cruzar informações e notificar os usuários continua sendo da autoridade de saúde. O novo recurso da Apple apenas integra a API ao sistema operacional, tornando o processo mais simples.

Recurso não é exclusivo da Apple

O Android também ganhará uma função semelhante até o final de setembro. O Google confirmou que vai integrar um sistema de notificações do COVID-19 a partir do Android 6.0 Marshmallow, mas ao contrário da Apple, o recurso não será colocado nas configurações.

Em vez disso, a empresa entregará um app nativo que será inserido automaticamente no sistema, possivelmente por meio de uma atualização de segurança.