Semanas atrás tivemos a informações de que o novo recurso de monitoramento presente no iOS 14 havia detectado que o TikTok estava capturando dados da área de transferência do usuário.

E agora, pouco tempo depois, mais dois aplicativos também foram detectados dando aquela espiada na área de transfêrencia de dispositivos com o iOS. Estou falando do Reddit e também do LinkedIn.

Este último levantou inclusive questionamento do porque o aplicativo estaria capturando dados dos usuários, principalmente por se tratar de uma rede social voltada para o trabalho.

Agora, tanto o Reddit, como o LinkedIn, afirmaram que devido a um bug, o iOS 14 estava alertando os usuários sobre a possível coleta de informações. Bug abençoado para os usuários e maldito para os responsáveis pelos aplicativos, não é mesmo?!

No tweet acima você pode visualizar vários exemplo de captura de dados, basta clicar.

Apesar de ambos terem se manifestado oficialmente, dizendo que já estão preparando uma atualização para corrigir o "bug", a questão que se levanta é, a quanto tempo o Reddit e o LinkedIn vem capturando de maneira indevida os dados dos usuários que transitavam na área de transferência dos dispositivos em que eles estão instalados?!

Como o Android, pelo menos até sua versão atual, Android 10, não possui nenhum recurso do sistema que avise ao usuário se existem aplicativos monitorando e copiando dados da área de transferência de dispositivos com Android, a chance desses mesmos aplicativos e muitos outros estarem fazendo isso é altíssima.

Definitivamente, embora os responsáveis pelos aplicativos, tenham se manifestado prometendo atualizar os mesmos para que isso não volte a acontecer, acredito que eles o façam somente no iOS até que os usuários comecem a detectar o mesmo comportamento "bugado" desses aplicativos no Android.

Em respeito a você leitor, vou poupá-lo das aspas que seguiriam trazendo os comentários dos desenvolvedores. Afinal, essa captura de dados de "bug" não tem nada.