O iPhone é o sonho de consumo da maioria dos brasileiros e não é para menos, o dispositivo da Apple é sinônimo de qualidade e status. Entretanto, os altos valores praticados pela marca norte-americana aqui no Brasil, faz com que muitos usuários optem por comprar aparelhos usados. É possível encontrar iPhones com preços bastante acessíveis em locais como o Marketplace do Facebook, OLX, Mercado Livre, entre outros locais da web que vendem produtos novos e usados. Mas esta prática nem sempre é vantajosa, muitas vezes aparelhos roubados são vendidos nestes sites e os usuários acabam entrando em uma grande fria. Por este motivo, nós preparamos algumas dicas para você saber se o iPhone usado que está comprando é roubado ou não.

Sempre que você optar por aparelhos usados para um melhor custo benefício, procure por locais mais seguros, como por exemplo, o Mercado Livre, que faz o reembolso se houver qualquer tipo de problema com a mercadoria recebida. Outro site confiável para comprar iPhones usados é o Trocafone, que vende aparelhos recondicionados com preços mais acessíveis do que os novos.

Como saber se o iPhone usado que você está comprando é roubado ou não

Abaixo você vai conferir as nossas dicas para comprar um iPhone usado com segurança:

Dica 1: Verifique o IMEI do iPhone

A primeira coisa que você deve fazer é verificar o IMEI do iPhone. Para quem não sabe, o IMEI é um número de identificação do aparelho, como se fosse a identidade do mesmo. Cada dispositivo tem um IMEI único. Basicamente é o número que a polícia e as operadoras usam para marcar um telefone como perdido ou roubado em seu banco de dados.

Então, quando você estiver comprando um iPhone usado, peça ao vendedor que lhe passe o IMEI do aparelho, ou verifique você mesmo se for uma compra presencial. Entretanto, explique ao vendendor o motivo pelo qual você precisa deste número, de maneira bem educada e clara, para que o vendedor tenha confiança em você.

Para verificar se o IMEI do aparelho está fora de qualquer lista negra das operadores ou bloqueado, basta acessar este site que foi disponibilizado oficialmente pelo governo brasileiro justamente para isso. Em seguida, basta clicar em ''Consultar IMEI''. Em seguida, digite o IMEI do iPhone e espere a verificação. Se for roubado ou estiver bloqueado, cancele sua compra.

1
5

Dica 2: Verifique se o bloqueio de ativação está desativado

Antes de fechar a compra de um iPhone usado, o usuário deve fazer uma conferência minuciosa no aparelho, como por exemplo, verificar se o iPhone não está com o "Bloqueio de Ativação" e se pode ser ativado ou não por outro usuário. O bloqueio de ativação é um método de segurança que a Apple implantou nos iPhones. Isso impede que eles sejam formatados, a não ser que consiga a senha do antigo dono. Só aceite o aparelho se o bloqueio de ativação estiver desativado, assim como o ''Buscar iPhone'' e também se o iCloud estiver liberado.

ii

Comprei um iPhone roubado, e agora?

Muitas vezes logo que roubam um iPhone, os ladrões já tentam repassá-lo, a fim de conseguir vendê-lo antes que a vítima faça o bloqueio remoto e também bloqueie o IMEI. Assim, muitas pessoas acabam adquirindo um aparelho roubado e se dão muito mal.

Se você acabou comprando um iPhone roubado, não há muito o que fazer. O ideal, seria você ir imediatamente à polícia e relatar o ocorrido. Fazendo isso, existe uma boa possibilidade das autoridades rastrearem o dono original e devolver o aparelho.

Outra possibilidade é entrar em contato com a sua operadora de cartão de crédito, se você fez a compra por este método. Assim, você poderá verificar se possui alguma maneira de bloquear a compra feita. Tente explicar toda a situação. Agora, se você comprou o iPhone roubado com dinheiro vivo, você não teve sorte e terá que arcar com o prejuízo.

Então, gostou das nossas dicas?