Encontrar uma fonte que você gosta pode ser difícil - especialmente se você trabalha com marketing ou design gráfico, e precisa regularmente localizar a fonte perfeita para o seu projeto. Felizmente, o MacOS melhorou bastante a maneira como você pode baixar, visualizar e ativar rapidamente novas fontes para aplicativos populares de design para Mac. Veja abaixo como instalar fontes em um Mac e organizá-las rapidamente.

As fontes do seu Mac estão alojadas no Catálogo de fontes, que pode ser encontrado na pasta Aplicativos. Você pode adicionar uma fonte diretamente a ela (além de excluir ou desativar fontes indesejadas) ou pode usar um site, como o DaFont para baixar uma das fontes gratuitas da sua coleção.

Onde e como baixar fontes no Mac

Antes de instalar novas fontes no Mac, você precisará localizá-las e baixá-las no seu Mac. Existem muitos sites de fontes online. A maioria é grátis, mas algumas fontes são realmente raras e legais, e podem ter um custo. Aqui estão alguns bons sites de fontes:

MyFonts - Aqui você encontra centenas de fontes para Mac, livres de royalties e não.

Fontes do Google - Aqui está uma rica coleção de fontes gratuitas para Mac.

FontSquirrel - Pesquise e revise centenas de fontes grátis para Mac.

1001freefonts - Existem fontes mais bonitas para Mac, gratuitas para uso pessoal.

Importante: Ao baixar fontes gratuitas, leia o Contrato de Licença. Se estiver escrito "apenas para uso pessoal", você não poderá usá-lo legalmente em projetos comerciais.

Ao pesquisar novas fontes para Mac, verifique se são compatíveis com o macOS. Para isso, observe o nome do arquivo e, se terminar com ".ttf" ou ".otf" ou ".ttc", é compatível.

Depois de encontrar as fontes que você gosta, faça o download delas como qualquer outro arquivo. Geralmente, as fontes vêm em arquivos .zip compactados, que você pode descomprimir com um clique duplo.

Após o download dos arquivos com novas fontes no seu Mac, é só instalá-las.

Veja como instalar uma nova fonte no seu Mac usando o Font Book

Antes de instalar qualquer fonte, você precisa baixá-las. Alguns já estão disponíveis para download no aplicativo Font Book. Você pode baixar outros arquivos de fonte de sites como DaFont (sobre o qual falamos mais abaixo), FontSquirrel e muitos outros.

Font Book
Font Book

Depois de baixar um arquivo de fonte:

1. Clique duas vezes na fonte que você baixou no Finder - isso abrirá uma nova janela de visualização.

2. Clique em "Instalar fonte".

O seu Mac validará a fonte e, se for bem-sucedida, será instalada no seu Catálogo de Fontes. Em seguida, você poderá usar essa fonte com qualquer um dos seus aplicativos.

Se você quiser voltar e verificar a quais fontes você tem acesso ou disponibilizá-las para outras contas de usuário no seu computador, precisará voltar ao Catálogo de Fontes. Você pode chegar lá através da barra de ativação, localizada na barra de aplicativos, na parte inferior da tela.

A partir daí, você pode acessar as Preferências do livro de fontes para permitir que outro usuário acesse as fontes recém-baixadas.

Como instalar fontes no Mac usando o Catálogo de Fontes

Quando os arquivos com novas fontes são baixados, você pode adicioná-las ao sistema Mac para começar a usá-las. A maneira mais fácil (e recomendada) de adicionar fontes ao Mac é usar o Font Book - um aplicativo de gerenciamento de fontes pré-instalado no macOS.

1. Abra o Spotlight (Command + Barra de espaço) e pesquise por Font Book. Clique duas vezes em cima do aplicativo para abrí-lo.

2. quando a janela do Catálogo de fontes for aberta, você poderá explorar todas as fontes atuais, observando-as em ordem alfabética, uma das opções na seção "Coleção inteligente" ou em uma das categorias gerais do Font Book. Ao encontrar uma font que não esteja instalada, basta clicar em "Transferir".

Instalando novas fontes no seu Mac usando o Da Font

O DaFont é um banco de dados de fontes popular e gratuito. Para aqueles com Mac OS X 10.3 ou superior, a instalação é fácil:

1. Acesse DaFont.com.

2. Procure ou pesquise sua fonte preferida.

DaFont

3. Clique duas vezes em "Download" para obter o arquivo da fonte - isso solicitará o download de uma unidade zip, clique duas vezes para abri-lo.

4. Clique duas vezes na nova pasta em seus downloads e clique duas vezes no nome da fonte - outra janela pop-up aparecerá com uma visualização da fonte.

5. Clique em "Instalar fonte" na parte inferior da visualização.

Esse processo também fará o download da nova fonte para o Catálogo de Fontes, tornando-a facilmente acessível para todos os aplicativos do seu Mac.

Como visualizar fontes no Mac

Ao instalar muitas fontes no seu Mac, nem sempre é fácil escolher a correta para o seu projeto de negócios ou para suas necessidades pessoais. É aí que a visualização da fonte entra em cena. A melhor maneira de visualizar novas fontes para Mac é usar o aplicativo Font Book:

1. Use o Spotlight para localizar e executar o Font Book.

2. Clique na fonte que você deseja visualizar (as fontes estão listadas na coluna central da janela). A visualização será exibida na parte direita da janela.

Para alternar entre os diferentes modos de visualização, clique nos botões de linhas, grade ou tipo letra no canto superior esquerdo da janela.

Como desativar e remover fontes no Mac

Ter mais fontes para Mac instaladas fornece mais opções estilísticas, mas quando em demasia, fica mais difícil e mais demorado escolher a fonte correta e, por fim, causa confusão no seu trabalho.

É por isso que saber gerenciar com eficiência as fontes no Mac é tão importante quanto saber instalá-las. Para evitar a confusão do sistema, sugerimos que você desative ou remova completamente as fontes que você não usa.

Lembre-se de que você não tem permissão para remover ou desativar as fontes do sistema. Você pode gerenciar apenas as fontes que você adicionou.

Então você tem duas opções: desativar e excluir.

Remover fontes no Mac significa excluí-las do seu sistema. Caso precise de uma fonte removida posteriormente, será necessário instalá-la novamente. Entretanto, ao desativar fontes no Mac, elas permanecerão no seu sistema, mas não serão mais listadas nos aplicativos

Para remover ou desativar as fontes no Mac, faça o seguinte:

1. Inicie o Font Book.

2. Escolha a fonte / fontes que você deseja remover.

3. Clique com o botão direito do mouse sobre ela.

4. Clique em "Desativar" ou "Remover" na janela pop-up.