Se você não usa os atalhos de teclado do macOS, não entende a razão pela qual muitas pessoas amam o sistema operacional da Apple. Graças à integração de hardware e software da Apple, você raramente precisará tocar o mouse ou o trackpad do seu equipamento para fazer algo.

O MacOS possui muitos atalhos, mas há alguns que todos devem conhecer. Além dos atalhos correspondentes do Windows, como ⌘ + A para selecionar tudo ou ⌘ + F para abrir o prompt Localizar, existem atalhos com os quais você talvez não esteja familiarizado se for novo no macOS.

O símbolo "⌘" é a chave de comando para todos os atalhos listados. Funciona como a tecla Control no Windows, mas está em um local mais acessível e geralmente nos dois lados da barra de espaço.

Você também pode criar seus próprios atalhos indo em Preferências do sistema > Teclado > Atalhos e escolhendo as opções à esquerda.

Atalhos de teclado mais importantes do macOS

Com certeza a maioria dos usuários do macOS sabe que Command-C significa copiar e Command-V significa colar, mas há uma série de outros atalhos úteis que tornam a vida do usuário muito mais fácil.

1. Abra o Spotlight

⌘ + Barra de espaço: este é provavelmente o atalho mais útil de todos. Sempre que quiser encontrar um arquivo, aplicativo ou outra coisa em seu Mac, basta usar neste atalho e digitar o nome do que você deseja encontrar no prompt que aparece. Os resultados são instantâneos. O Spotlight também pesquisará coisas como iMessages, favoritos e o texto completo dos arquivos no seu disco rígido. É também uma maneira rápida de encontrar e abrir aplicativos que você não mantém no seu dock.

2. Saia imediatamente de qualquer aplicativo

⌘ + Q: Use esta combinação de teclas para fechar qualquer aplicativo imediatamente. Este comando não apenas minimiza o aplicativo (como às vezes acontece quando você pressiona o botão vermelho "X" na parte superior de qualquer aplicativo Mac) - ele o desliga completamente.

3. Tire capturas de tela ou grave a tela

Existem várias maneiras de tirar uma captura de tela em um Mac.

Sh + Shift + 3: captura de tela de toda a janela visível.

Sh + Shift + 4: captura de uma área específica da tela, com a ajuda de uma ferramenta de corte retangular. Este tipo de captura é ótimo para compartilhar imagens ou trechos de texto nas redes sociais.

Sh + Shift + 5: Desde o macOS Mojave, a Apple facilitou a visualização de todas as suas ferramentas de captura de tela de uma só vez com esse atalho. Você verá uma barra de ferramentas que oferece opções para capturar a tela inteira ou capturar uma janela específica, capturar uma parte específica de uma janela. Você também pode usá-lo para capturar a tela inteira ou uma parte dela e escolher onde salvar a imagem ou arquivo de vídeo. (Por padrão, as capturas de tela são salvas na área de trabalho.)

4. Ocultar aplicativos instantaneamente

H + H: Se você estiver vendo algo que não quer seu chefe ou outra pessoa veja, use este atalho, e a janela aberta ativa desaparecerá. Para começar a usar o aplicativo novamente, pressione o ícone do aplicativo no dock.

Você também pode fazer isso em todos os aplicativos abertos pressionando ⌘ + Option e pressionando o mouse em qualquer parte visível da área de trabalho. Todos os aplicativos ficarão ocultos. É uma ótima maneira de organizar a área de trabalho.

Se você simplesmente deseja minimizar um aplicativo, pressione ⌘ + M, mas a visualização ainda aparecerá no lado direito da sua estação.

5. Alterne rapidamente entre aplicativos ativos

⌘ + Tab: Clicando em ⌘ e e a tecla Tab ao mesmo tempo você abrirá o App Switcher, que permite alternar facilmente entre todos os aplicativos ativos tocando em Tab, até chegar no que você deseja.

6. Alternar entre janelas diferentes em um aplicativo

⌘ + ~: Este atalho torna a pesquisa muito mais fácil. Eele permite alternar facilmente entre os dois (ou mais) documentos abertos.

7. Acesse rapidamente a barra de pesquisa / endereço no Safari

⌘ + L: Usar o mouse para ativar a barra de pesquisa do Safari faz você perder tempo. Pressione esse atalho enquanto estiver usando o Safari, e o cursor irá para a barra de pesquisa, onde você pode digitar um termo de pesquisa ou um URL. Este atalho também funciona no Google Chrome.

O Safari também tem outros ótimos atalhos de teclado:

  • T + T abre uma nova guia
  • ⌘ + Z reabre a última guia que você (possivelmente acidentalmente) fechou.
  • ⌘ + Shift + T reabre uma guia acidentalmente fechada no Chrome ou Opera.

8. Forçar o encerramento de um aplicativo

⌘ + Option + Q: Se um aplicativo estiver bloqueado (e ⌘ + Q não estiver funcionando), use este atalho para forçar o encerramento do aplicativo.

Você também pode escolher vários aplicativos para forçar o encerramento, pressionando + Option + Esc, equivalente ao Control-Alt + Delete do Windows. Em vez do Gerenciador de tarefas, você verá uma janela que diz Forçar o encerramento de aplicativos e pode escolher qual aplicativo deseja fechar a partir daí.

9. Bloqueie imediatamente o seu Mac

+ Option + P: Se você estiver de saída e não quiser que ninguém bisbilhote seu Mac, pressione este atalho, e o Mac entrará imediatamente na tela de bloqueio. É muito mais rápido do que usar a barra de menus.

10. Use o Quick Look para visualizar arquivos

Arquivo + Barra de espaço: Se você deseja ver um arquivo sem ter que abrí-lo, selecione o arquivo em uma pasta do Finder e pressione a barra de espaço. (Isso também funciona com arquivos na área de trabalho.) Uma visualização de página inteira será exibida, também com as opções de marcação. Isso funciona para tudo, desde imagens e PDFs até arquivos do Microsoft Excel.

Você também pode selecionar vários arquivos para visualização de uma só vez, mantendo pressionada a tecla Command ao selecioná-los e, em seguida, pressionar ⌘ + Y . (⌘ + Y também funciona para arquivos únicos, mas, nesse caso, é menos conveniente). Quando essa janela estiver aberta, você poderá navegar entre os arquivos com as teclas de seta, no canto superior esquerdo.