A Apple suspendeu seu programa global de análise de gravações de usuário interagindo com a assistente pessoal da marca, a Siri, nesta sexta-feira (2). Segundo a maçã, a suspensão foi motivada por preocupações em relação a privacidade dos usuários.

Na semana passada, o jornal The Guardian publicou uma matéria dizendo que funcionários da Apple podiam ouvir tudo o que era dito por usuários à Siri, mesmo sem sua autorização. A maçã então respondeu suspendendo o programa.

"Enquanto conduzimos uma revisão completa, estamos suspendendo o programa de análise de gravações da Siri ao redor do mundo" disse um porta-voz da empresa em um comunicado. Ainda segundo a nota, a maçã diz estar trabalhando em uma atualização em que o usuário poderá optar por participar ou não deste programa.

Apple suspende seu programa de análise de áudios da Siri por questões de privacidade.
Apple suspende seu programa de análise de áudios da Siri por questões de privacidade.

Algo semelhante ocorreu recentemente com a Google. Acusações diziam que seus funcionários também tinham acesso a todas as gravações feitas pelo assistente pessoal da empresa, mesmo quando este não era acionado.

Na época, a Google disse que usava esses áudios para aprimorar o serviço de assistente pessoal, fazendo com que este conseguisse responder mais rapidamente às solicitações do usuário. Possivelmente no caso da Apple o mesmo ocorre. 

Outro fato justificado pela Google - e também pela Apple - foi em relação aos áudios não autorizados. Segundo as duas empresas, muitas vezes os assistentes pessoais entendem que estão sendo acionados quando na verdade não estão, e acidentalmente gravam seu entorno.

Este é realmente um campo complicado. Por um lado, a necessidade por parte das empresas de aprimorar suas tecnologias e, por outro, o respeito à privacidade de seus usuários.

O que você achou da atitude da Apple? Comente aqui.

Fonte: reuters