A Apple apresentou o seu novo serviço de assinatura de games pagos da App Store. A intenção é conseguir atrair as pessoas que não costumam pagar por jogos no iOS, oferecendo várias opções de qualidade em um pacote único.

Inicialmente, a empresa deve disponibilizar mais de 100 jogos novos e exclusivos, que estarão disponíveis somente aos assinantes no serviço. Com o passar do tempo, novos jogos devem ser adicionados. Como diferencial, os jogadores poderão salvar o jogo e continuar em qualquer outro aparelho que esteja sincronizado com sua conta. Além disso, após serem baixados, os jogos poderão ser jogados off-line nos dispositivos.

Plataforma de games será disponibilizada para cerca de 150 países.
Plataforma de games será disponibilizada para mais de 150 países.

Games exclusivos para o Apple Arcade

A Apple revelou parcerias com grandes artistas e estúdios da indústria de jogos, incluindo empresas conhecidas por jogos já disponíveis na plataforma, incluindo Annapurna Interactive, ustwo games e Snowman. Além disso, companhias tradicionais, como Konami e SEGA, também integram a iniciativa.

Alguns títulos já foram anunciados pela empresa, incluindo  Sonic Racing, Beyond a Steel Sky, LEGO Brawls e Oceanhorn 2: Knights of the Lost Realm.

Lançamento oficial

O Apple Arcade será lançado ainda neste ano em mais de 150 países, o serviço pode ser acessado através do iOS, macOS e Apple TV. Ainda não existem informações sobre os valores da assinatura. No Brasil, o serviço também deverá desembarcar, porém, ainda não há uma data.

A Apple planeja lançar o Apple Arcade no outono de 2019, com o lançamento previsto para coincidir com a estréia de novos iPhones, ou seja, seguindo a tradição, em setembro deste ano. 

Onde irá funcionar?

O Apple Arcade abrange mais do que apenas jogos iOS. Os jogadores poderão jogar através de MacOS e ainda Apple TV, além, claro, de iPhone e iPad.  Isso significa que esses jogos abrangem dispositivos móveis, laptops e TV. As versões não funcionam independentemente umas das outras; seu progresso é transferido entre as diferentes plataformas. Deste modo, é possível transferir o game do telefone para a TV ou laptop. Vale mencionar que é possível jogar de modo off-line, já que o serviço não é baseado na nuvem.

Plataforma familiar

De acordo com a Apple, o Apple Arcade será "ótimo para famílias, com respeito à privacidade do usuário e sem publicidades ou compras adicionais. Acreditamos que jogadores de todas as idades vão amar o Apple Arcade."

Deste modo, a plataforma não contará com propagandas, bem como a coleta de dados dos usuários. Através da assinatura, até seis membros da família poderão jogar.

Onde será possível encontrar os jogos do Apple Arcade?

A Apple está incorporando uma guia do Apple Arcade na Loja de aplicativos onde será possível encontrar todos os games inclusos no serviço.

Os jogos do Apple Arcade poderão ser adquiridos de modo individual?

A questão não ficou muito óbvia, mas acredita-se que não será possível, já que a Apple mencionou que os jogos serão "exclusivos". Assim, ao que tudo indica, somente os assinantes do serviço terão acesso.

Os jogos poderão ser jogados off-line?

Conforme mencionado antes, a resposta é sim, já que eles não são baseados na nuvem.

Em quais dispositivos os jogos do Apple Arcade poderão ser reproduzidos?

Os jogos irão funcionar no iPhone, iPad, Apple TV e Macs. Além disso, a Apple diz que muitos dos jogos irão suportar os controladores de jogos para iPhone. Será possível iniciar um jogo em um local, como no iPhone, e continuar jogando e uma Apple TV, por exemplo. Não haverá uma plataforma física específica para jogar os games do Apple Arcade.

Jogos disponíveis

  • Where Cards Fall: O jogo de quebra-cabeça traz uma história tocante sobre amadurecimento;
  • The Pathless: No game mitológico, uma caçadora e sua águia precisam desfazer a maldição do mundo;
  • LEGO Brawls: No jogo de lego é necessário criar os próprios personagens, tudo isso em um trabalho de equipe;
  • Hot Lava: O chão é feito de lava, por isso não pode encostar nele;
  • Oceanhorn 2: Knights of the Lost Realm: O jogo se passa a mil antes do Oceanhorn original em um mundo de cavaleiros e masmorras cheios de tesouros;
  • Beyond a Steel Sky: No game será necessário desvendar enigmas e conhecer personagens fascinantes.
  • Outros jogos já foram confirmados:  Atone: Coração da Árvore Ancestral, The Artful Escape, The Bradwell Conspiracy, Box Project, Cardpocalypse, Doomsday Vault, Down in Bermuda, Entre no Construct, Fantasian, Frogger em Toy Town, Hitchhiker, Kings of the Castle, Lego Arthouse, Lifelike, Monomals, Mr. Tartaruga, No Way Home, Overland, Projeção: Primeira Luz, Reparação, Sayonara Corações Selvagens, Shantae 5, Sneaky Sasquatch, Corrida Sônica, Spidersaurus, O Construto, UFO em Fita, Winding Worlds, e Yaga