Um incidente inusitado ocorreu em uma loja de varejo da Apple Amsterdã no domingo à tarde. No local, a bateria de um iPad explodiu e fez com que os bombeiros evacuassem o local para que as pessoas não fossem intoxicadas com as substâncias perigosas que poderiam ser lançadas no ar.

Durante o episódio, três funcionários da Apple podem ter inalado alguma substância liberada. Outras pessoas não tiveram problemas.

Explosão de iPad faz Apple evacuar loja em Amsterdã.
Explosão de iPad faz Apple evacuar loja em Amsterdã.

A loja acabou sendo fechada para a realização de uma ventilação adequada, conforme o blog holandês iCulture relata.  Ao perceber que o aparelho havia explodido, ele foi colocado imediatamente em um balde com areia, provavelmente para conter um possível incêndio.

Vale mencionar que este não é fato isolado envolvendo aparelhos eletrônicos que fazem uso de baterias, sendo que os aparelhos da Apple não estão a salvo. No decorrer dos anos, alguns usuários tiveram os seus aparelhos danificados por baterias que acabaram explodindo. Vale mencionar que o episódio não pode ser evitado, mesmo que o dono do aparelho seja extremamente cuidadoso.

Em relação a um iPad, o fato acontecido em Amsterdã é único, sendo assim, não há motivo para pânico. Ainda não está claro o que causou a explosão, e se o iPad que explodiu era de exposição ou um dispositivo levado para reparos.

Um fato que sempre é lembrado quando se trata de explosão de baterias aconteceu há dois anos, quando a Samsung teve problemas com o seu Galaxy Note 7, em que vários usuários tiveram problemas com explosões. Na época, a companhia sul-coreana suspendeu as vendas do aparelho e interrompeu a fabricação.

A partir de então, a Samsung ampliou a segurança em relação as suas baterias para que nenhum outro aparelho tivesse o mesmo fim.