Os smartphones, por mais que sejam de uma excelente procedência e modelo de alto padrão, em algum momento podem apresentar defeito, principalmente após alguns anos de uso. Com o iPhone, claro, não costuma ser diferente.

A empresa Blanco, com o objetivo de estudar os índices de falhas comparando os modelos de iPhones, revelou que o iPhone 6 é atualmente o aparelhos da Maçã mais problemático que a companhia já produziu.

Levando em consideração os iDevices, o aparelho se destaca com 22% de taxa de falhas, ou seja, mais de um em cada cinco aparelhos da Apple acabam sendo enviados para reparos.

Vale mencionar que o defeito envolvendo as baterias de iPhones 6 e 6s estejam envolvidas diretamente nessa situação, o que faz com que a Apple iniciasse um programa de troca de baterias com valores promocionais.

A pesquisa mostra que o iPhone X e o iPhone 8 Plus são considerados, atualmente, os modelos que menos apresentam defeitos. O iPhone 6 Plus traz uma taxa de falha 1% menor que o seu sucessor, o iPhone 6s Plus.

iPhone 6 é o modelo com mais problemas da Apple, diz pesquisa.
iPhone 6 é o modelo com mais problemas da Apple, diz pesquisa.

Já o iPhone 5s acabou surpreendendo com uma taxa de falhas de somente 5%, ficando abaixo de praticamente todos os seus sucessores, com exceção do iPhone 8 Plus e X. O iPhone 8 não apareceu na lista.

O relatório da Blanco mostrou ainda que os problemas mais comuns afetando iDevices são:  o Bluetooth, Wi-Fi, fones de ouvido estragados e problemas com os dados móveis.

Além disso, a Blanco mostrou que 74% dos iDevices já estão com iOS 11 instalado, já 17,7% ainda permanecem no iOS 10.

O relatório diz também que a Samsung está entre as fabricantes com maior taxa de falhas no que diz respeito ao nicho de smartphones rodando Android, com 27,4%.

Um dos problemas principais apontados na linha Galaxy está relacionado à perda de desempenho, em seguida problemas na câmera, microfone e bateria.