Na quarta-feira (13) a Apple liberou a atualização iOS 11.2.1 para corrigir uma falha de segurança no sistema para iPhone e iPad. O bug na versão 11.2 diz respeito à plataforma Apple HomeKit, que gerencia os aparelhos domésticos inteligente, a falha no sistema foi descoberta na última semana.

A brecha no sistema abria caminho para hackers invadirem o sistema de segurança da residência do usuário. De acordo com a fabricante, este problema foi resolvido com o update.

A vulnerabilidade no HomeKit possibilitava que um criminoso acessasse de forma remota a central de controle residencial através da Apple. No entanto, para que isso ocorresse, pelo menos um iPhone ou iPad com iOS 11.2 precisavam estar conectados à conta principal do iCloud do usuário. Desta forma, os hackers poderiam controlar de maneira remota além das trancas de portas e alarmes, também os termostatos, luzes e portas de garagem, por exemplo, conectadas à internet.

Atualização iOS 11.2.1 corrige a falha de segurança no aplicativo
Atualização iOS 11.2.1 corrige a falha de segurança no aplicativo

Felizmente, nenhum registro de ataque foi feito, mas mesmo assim, a Apple decidiu bloquear as funcionalidades de automação residencial do Homekit no iOS 11, como medida preventiva. Agora, com a chegada do iOS 11.2.1, segundo a Apple, a vulnerabilidade foi corrigida e o controle residencial pelo aplicativo Home passa a funcionar normalmente.

Além disso, na quarta-feira (13), a Apple lançou uma atualização ao tvOS, sistema da Apple TV. Com isso, acredita-se que o mesmo problema de segurança tenha ocorrido na Apple TV.