Nesta segunda-feira (16), a Huawei oficializou a chegada dos seus novos smartphones Mate 10 e Mate 10 Pro. A novidade da vez é que de acordo com relatórios da IDC, os novos aparelhos da empresa chinesa também podem render a sua consolidação como segunda maior fabricante de smartphones do mundo, e assim, tirando o espaço até então ocupado pela Apple.

Não é de hoje que a Huawei vem disputando o segundo lugar com a Apple e em alguns momentos, inclusive, já conseguiu ultrapassar a Maçã. Com as vendas dos novos aparelhos, a Huawei poderá aumentar ainda mais a sua participação de mercado e com isso ficar somente atrás da Samsung.

IDC diz que Huawei pode ocupar lugar da Apple.
IDC diz que Huawei pode ocupar lugar da Apple.

"A Huawei é hoje a maior desafiante da Apple e da Samsung. Na verdade, eles estão crescendo muito rápido. Provavelmente, eles ultrapassarão a Apple no negócio de smartphones, este ano ou no próximo ano."

A IDC destaca que um dos responsáveis por alavancar as vendas é o chipset Kirin 970, que a Huawei afirma ser melhor que o A11 da Apple. Outros analistas, dizem, no entanto, que a Huawei poderá ocupar a posição da Apple temporariamente, após isso, a Maçã irá voltar ao seu posto, principalmente com as vendas do iPhone X em 2018.

"Este é um grande desafio para a Samsung porque a Huawei pretende tornar-se número um. E eles estão indo extremamente bem em termos de não apenas aumentar o número de unidades vendidas, mas também em termos de valor, porque para a Samsung ou para qualquer fabricante de smartphones, não se trata mais de apenas número de vendas, trata-se de ganhar dinheiro. E estamos vendo os preços subir e subir", diz a IDC.

Agora vamos aguardar e ver as próximas cenas, mas, ao que tudo indica, a briga será realmente boa.