O setor tecnológico domina o mundo, isso não é nenhuma novidade, sendo que muitas companhias aparecem entre as mais valiosas do planeta. De acordo com um levantamento divulgado pela Interbrand, Apple e Google seguem ocupando o topo da lista pelo quinto ano consecutivo.

A companhia da Maçã libera o ranking com valor de US$ 184,154 bilhões, com um aumento de 3% em relação ao ano passado. Já na segunda posição aparece o Google, com crescimento de 6% e com valor de mercado de US$ 141,703 bilhões.

Apple é a marca mais valiosa do mundo.
Apple é a marca mais valiosa do mundo.

Na terceira posição aparece a Microsoft, com US$ 80 bilhões, um aumento de 5% no valor da marca. Em quarto lugar, a Coca-Cola, que acabou perdendo espaço com registro de queda de 5% em seu valor, passando para US$ 69,733.

Já a Amazon saiu da oitava posição para a quinta, com aumento de 29%, atingindo US$ 64,796 bilhões. A Samsung aparece na sexta posição, e a Toyota na sétima.

O Facebook, por sua vez, saiu do 15º lugar para o oitavo, com valor de mercado de US$ 48,188 bilhões. Mercedes-Benz aparece na nona posição e a IBM na 10ª.

Entre as novidades do ano estão as marcas Netflix, na 78ª posição, com valor de US$ 5,592 bilhões, seguida pela Salesforce.com, americana de software on demand, que ingressou no 84º lugar, valendo US$ 5,224 bilhões. Já a Ferrari ficou na posição 88, com valor de US$ 4,876 bilhões.

As cem marcas mais valiosas do mundo somaram US$ 1,871, com crescimento de 4,2% se comparado com o ano passado. Nenhuma empresa do Brasil apareceu na lista.

"O Brasil teve uma contribuição importante no expressivo crescimento das marcas de tecnologia em 2017. Basta olhar para os números do Facebook, Google e Netflix no país", disse Daniella Giavina-Bianchi, diretora geral da Interbrand.

Empresas mais valiosas do mundo.
Empresas mais valiosas do mundo.