Na quarta-feira (19), a Apple lançou uma pequena atualização para o iOS, passando o sistema mobile para a versão 10.3.3. Mesmo sendo um update simples, ele é responsável pela correção de um problema grave no iOS: uma falha de segurança que permitia a invasão de um iPhone ou iPad por um cibercriminosos, sendo que este poderia controlar o aparelho remotamente.

A falha de segurança não estava diretamente no iOS, mas sim nos chips WiFi BCM4354, BCM4358 e BCM4359, fabricados pela Broadcom e usados nos aparelhos da Maçã. É válido mencionar que outras marcas, como a Samsung e LG, também usam o mesmo tipo de chip. Agora, com a correção, as portas ficam fechadas e isso evita que os invasores consigam acesso ao sistema de modo ilegal.

Em um ataque de sucesso, por exemplo, um criminoso poderia obter dados pessoais, informações de cartão de crédito, entre outras informações importantes.

Para garantir a segurança de seu aparelho, os usuários precisam ir até as configurações do iOS e realizar a atualização o mais rápido possível. Vale mencionar que o Google já lançou uma correção para o mesmo problema no Android. No entanto, o processo depende de cada fabricante de disponibilização da atualização.