Existem dois aplicativos populares quando se trata de videochamadas: Skype e WhatsApp. No entanto, algumas pessoas gostam mais de usar o Skype, enquanto outras preferem usar o WhatsApp, mas qual delas é melhor? Se isto é o que você está se perguntando, então nós ajudaremos você a descobrir a resposta. Mas antes de começarmos a comparação, vamos analisar brevemente cada uma dessas ferramentas.

Já se foram aqueles dias em que as pessoas pagavam contas enormes para entrar em contato com seus familiares e amigos, principalmente aqueles que estavam mais longe, como em outro estado ou até mesmo outro país. A tecnologia progrediu, e as coisas estão muito avançadas atualmente. Agora, muitas ferramentas foram criadas, com as quais você pode conversar por voz e por vídeo com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, sem precisar se preocupar com os custos. 

O que é skype?

Skype

O Skype é um software que permite que você desfrute de uma conversa com qualquer pessoa,  em qualquer lugar do mundo. Muitas empresas e pessoas usam o Skype para fazer chamadas individuais ou de voz gratuitas ou em grupo, compartilhar arquivos e enviar mensagens instantâneas para outras pessoas. Você pode usar o Skype em seu computador e em dispositivos móveis. É gratuito para download e livre para usar. 

O que é o WhatsApp?

WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens para smartphones totalmente gratuito. Se você usar este aplicativo com uma conexão à Internet, poderá enviar mensagens, vídeos, áudio e imagens para outras pessoas que também estejam usando o app. Ele ainda permite que você agrupe bate-papos, compartilhe locais, envie mensagens de voz e também converse por vídeo com quem você quiser.

Comparação: WhatsApp ou Skype?

1. Mobilidade

Enquanto o WhatsApp foi introduzido para o mercado de dispositivos móveis, o Skype era um aplicativo para ser usado apenas por usuários de computador. No entanto, quando os smartphones começaram a ser introduzidos, e quando a comunicação mudou de computadores para dispositivos móveis, o Skype perdeu espačo. 

O aplicativo lançado pela empresa tinha limitações, e não esteve disponível para plataformas como o BlackBerry por um longo tempo. Por isso, o Skype é ideal para usuários de computador que desejam desfrutar de bons recursos, estabilidade e qualidade em suas comunicações. O WhatsApp, por outro lado, é o preferido pelos usuários de dispositivos móveis.

2. Qualidade de Chamadas

O WhatsApp permite que você desfrute de uma qualidade de chamada de voz bastante decente, embora muitos usuários também se queixem de chamadas perdidas e de eco. O Skype, ao contrário, é um dos melhores aplicativos que você pode encontrar no mercado para chamadas de voz e vídeo. A razão é que o Skype tem seu próprio codec para codificar chamadas e sempre mantém um excelente serviço. O Skype também oferece voz HD. 

Portanto, se você usa o Skype para fazer chamadas, certamente desfrutará de uma qualidade de áudio e vídeo muito melhor do que a oferecida pelo WhatsApp. É claro, se os outros fatores que afetam a qualidade da chamada também forem favoráveis.

3. Facilidade de Acesso

Com que facilidade uma pessoa pode ser contatada usando esses aplicativos de bate-papo por vídeo em grupo? Se você usar o Skype, precisará do username que a outra pessoa usa no Skype para poder adicioná-la aos seus contatos. Ou seja, você precisa entrar em contato com a pessoa antecipadamente. Os usuários são identificados no Skype pelo seu apelido. 

O WhatsApp, por outro lado, usa os números de telefone que já estão salvos na agenda do seu smartphone. Assim, quem estiver na sua lista de contatos e usar o WhatsApp, poderá ser contatado quase instantaneamente. Você não precisa de nenhum compartilhamento prévio de detalhes, nenhum apelido e nenhum ID. Isso torna mais rápido e fácil entrar em contato com pessoas usando o WhatsApp.

4. Custo do Consumo de Dados

Tanto o WhatsApp quanto o Skype oferecem chamadas de voz ilimitadas e gratuitas. Quanto ao preço, isso será refletido no consumo de dados. O Skype oferece uma excelente qualidade de chamadas, mas também usa muitos dados. Se você ficar um minuto fazendo uma chamada para alguém no Skype, isso consumirá mais dados do que o uso do WhatsApp pelo mesmo tempo. 

Embora isso não faça muita diferença se você estiver usando Wi-Fi, se você estiver em conectividade 3G ou 4G, sentirá a diferença dos gastos. Portanto, se você der mais importância à qualidade da chamada, o Skype será a sua melhor escolha, mas se você considerar o consumo de dados, provavelmente precisará fazer suas chamadas pelo WhatsApp.

5. Recursos

Se os recursos são comparados, o Skype tem muito mais a oferecer. Além dos recursos que ambos compartilham em comum, o Skype também oferece compartilhamento de arquivos, compartilhamento de tela, ferramentas de colaboração, recursos de negócios e videoconferências. 

Mais uma coisa que precisa ser mencionada aqui é que o Skype permite que você ligue para qualquer pessoa que tenha um número de telefone, mesmo que ele não use o Skype. Embora este serviço seja pago, está disponível para você usar.

6. Número de Usuários

O número de usuários que um serviço possui pode afetar seu recurso de chamadas gratuitas. Quanto maior o número de usuários, melhor, pois aumenta suas chances de desfrutar de chamadas gratuitas. 

Embora o Skype tenha existido por muito mais tempo, em comparação com o WhatsApp, e também houve um tempo em que todos entrariam em contato um com o outro usando essa ferramenta, atualmente as coisas mudaram bastante. Como os smartphones são mais usados ​​do que os computadores ou notebooks, o WhatsApp desfruta de um número muito maior de usuários. De fato, o número de usuários do WhatsApp é cerca de 5 vezes maior do que o Skype.

Houve um tempo em que o Skype imperou, quase todo mundo usava, mas as coisas tomaram um rumo diferente agora. O WhatsApp está ganhando cada vez mais popularidade. No entanto, isso não significa que o Skype esteja extinto, porque ainda há muitos interessados ​​na qualidade das videochamadas, e não se importam em usar IDs e apelidos para se comunicar. 

Então, para concluir, podemos dizer que tanto o Skype quanto o WhatsApp são bons à sua maneira, e qual deles você selecionará entre eles é mais uma questão da sua preferência e prioridade: qualidade de chamada ou facilidade no uso e economia de dados?