5 sites com antivírus online para verificar arquivos maliciosos no seu PC

Se você quer scanear um arquivo de seu computador para descobrir se há vírus nele, confira estes 5 sites com antivírus online, sem ter que fazer nenhum download.

Por | @oficinadanet Antivírus 5 comentários

Uma varredura de arquivos maliciosos no computador, feita através de sites com antivírus online, é muito parecida com a varredura que um antivírus tradicional, instalado no PC faz. Além disso, a verificação gratuita online pode detectar vírus e outros malwares. A única diferença entre esses tipo de verificação de vírus para um programa tradicional de verificação de vírus é que todo o trabalho é feito em um servidor na Internet.

Os sites com antivírus online fazem isso de forma um pouco diferente. Alguns permitem que você faça upload de um arquivo para verificação, outros verificam links para sites que contêm malware, e outros ainda instalam complementos do navegador ou pequenos programas que examinam todo o seu computador, mas fazem o trabalho on-line nos bastidores.

Os sites com antivírus online são boas opções para verificações de vírus únicas, se a instalação de um programa antivírus completo não for uma opção por algum motivo, ou talvez apenas por uma camada extra de precaução.

Independentemente do motivo pelo qual você quer usar um antivírus online, cada um dos sites com antivírus online listados abaixo são totalmente gratuitos! Você também pode usar um  antivírus sob demanda  para outra camada de proteção, ou uma ferramenta antivírus inicializável, se o computador não for iniciado por causa do vírus.

No fim desta página disponibilizamos uma lista de endereços de e-mail, com vários antivírus on-line, para os quais você pode enviar arquivos diretamente e que acredita estar infectado. Esta é uma ótima opção para a verificação de vírus em seu smartphone!

5 sites com antivírus online

VirusTotal

1

Pontos positivos

  • Fácil compartilhar resultados da verificação e procurar por resultados anteriores.
  • Suporte para Android para manter seus dispositivos móveis seguros.

Pontos negativos

  • Tecnicamente apenas para uso pessoal; Uso comercial não é permitido.
  • A interface para web só permite que você escaneie um arquivo por vez.

Você pode fazer upload de um arquivo específico para o Vírus Total, para que ele seja verificado por vários mecanismos antivírus, ou para inserir um endereço de site para que o VirusTotal analise uma página inteira em busca de links maliciosos.

Arquivos como ZIP e RAR podem ser carregados, mas o tamanho máximo aceitável para qualquer tipo de arquivo é de 256 MB.

Uma extensão de navegador também está disponível para usuários do Chrome, Firefox e Internet Explorer, que permitem que os URLs sejam verificados a partir do menu do botão direito, e dos arquivos a serem verificados em busca de vírus antes de serem baixados.

VirusTotal

4

Pontos positivos

  • Varredura de vírus mais abrangente que qualquer outra alternativa livre.
  • Não requer instalação.

Pontos negativos

  • Você deve escanear os arquivos um por um.
  • Suporte limitado para integração de navegador.

O MetaDefender Cloud (anteriormente chamado de Metascan Online) é um site que permite que arquivos de até 140 MB sejam enviados e verificados em mais de 30 mecanismos antivírus diferentes ao mesmo tempo, incluindo aqueles usados ​​por fornecedores conhecidos como Microsoft, Kaspersky, McAfee e AVG.

Alguns arquivos que você pode estar interessado em digitalizar no MetaDefender Cloud podem ser 7Z, EXE e ZIP, mas você também pode digitalizar outros, como imagens, vídeos e documentos.

Além de enviar um arquivo para o MetaDefender Cloud, ele também pode verificar por endereço IP, valor de hash e URL do site.

Os resultados são realmente fáceis de ler; uma marca de seleção verde brilhante é colocada ao lado de cada mecanismo antivírus, que identifica um arquivo como seguro e uma marca vermelha com o nome do vírus, caso seja considerado malicioso. Há também uma extensão do Chrome que você pode instalar para verificar downloads feitos através desse navegador.

Avira

d

Pontos positivos 

  • Opção para atualizar para mais recursos e proteção mais ampla.
  • Interface muito simples e amigável.

Pontos negativos

  • Não é tão confiável na detecção de malware de phishing.
  • Relata falsos positivos com frequência.

O antivírus on-line da Avira usa o mesmo mecanismo antivírus que o popular programa Avira AntiVirus para verificar arquivos e URLs enviados por meio de um formulário on-line.

O formulário solicita seus detalhes de contato, para que o URL dos resultados possa ser enviado à você. Um máximo de cinco arquivos de até 50 MB cada pode ser carregado.

Avira

Jotti

v

Pontos positivos

  • A verificação abrangente de vírus ajuda você a identificar falsos positivos de ameaças reais.
  • Disponível em português.

Pontos negativos

  • Interface desagradável, com muitos anúncios que distraem.
  • Significativamente mais lento que outras opções.

Mais de 20 mecanismos antivírus são usados ​​para verificar até cinco arquivos por vez (com um limite de 100 MB para cada um) que você envia ao Malware Scan do Jotti.

A data e o status de detecção de varredura de cada mecanismo antivírus são mostrados, em uma lista de fácil leitura, para que você possa ver claramente quais deles acharam ou não o arquivo malicioso.

O Jotti.org também inclui uma pesquisa de hash, se você não deseja fazer upload de um arquivo, mas, em vez disso, inserir a função hash criptográfica MD5 ou SHA-1 de um arquivo. Isso só funcionará se o arquivo tiver sido escaneado pelo Jotti.org em uma data anterior, por você ou por outra pessoa.

O servidor do Malware Scan do Jotti pode às vezes ficar ocupado, fazendo com que você espere em uma linha antes que o arquivo possa ser processado.

Malware Scan Jotti

FortiGuard Online Virus Scanner

q

Pontos positivos

  • Extremamente fácil de usar.
  • O site inclui notícias e recursos úteis sobre segurança cibernética.

Pontos negativos

  • O tamanho do arquivo limita muito sua utilidade.
  • Nenhuma integração de navegador.

Assim sendo, envie um arquivo para o FortiGuard Online Virus Scanner, e você terá uma verificação rápida e eficiente. Depois de fazer o upload do arquivo, insira seu nome e endereço de e-mail, caso eles precisem enviar uma mensagem sobre o arquivo. Depois de enviar o arquivo para revisão, aguarde a atualização da página, e você verá os resultados na parte superior.

Os arquivos enviados para este verificador de vírus on-line podem ter apenas 1 MB.

FortiGuard Online Virus Scanner

Enviar arquivos por email

Em vez de usar um dos sites com antivírus online, você pode usar um dos endereços de e-mail listados abaixo, para verificar arquivos suspeitos. Os resultados de uma verificação de vírus são enviados por e-mail para o remetente.

  • VirusTotal: scan@virustotal.com Os
    Arquivos enviados para o VirusTotal podem ter até 32 MB. Digite "SCAN" no assunto para obter uma resposta automática em formato de texto simples ou "SCAN + XML" para o formato XML
  • MetaDefender Cloud: sanitize@metadefender.com
    Encaminhe e-mails com arquivos suspeitos para o MetaDefender Cloud, para uma análise completa.
  • Sophos: samples@sophos.com
    Use "Sample submitted for review" como assunto do email. A senha protege os arquivos no formato de arquivo ZIP e insere a senha no corpo da mensagem. Os resultados são digitalizados e, em seguida, analisados ​​por uma pessoa real, que enviará os resultados
  • Avira: virus@avira.com
    Para enviar arquivos para o Avira, compacte-os em qualquer formato de arquivo e especifique a senha no email. Você receberá uma resposta automática, com os resultados. Além disso virá um URL que armazena todas as verificações que eles já fizeram do seu endereço de e-mail.
  • eScansamples@escanav.com
    Compacte os arquivos no formato ZIP ou RAR, protegido com uma senha, e inclua a senha no email. Você receberá uma resposta simples que diz se os arquivos estão limpos ou não
  • McAfeevirus_research@mcafee.com
    Compacer em um arquivo ZIP com "infectado" como senha e envie para o e-mail.
  • Norman Safeground: helpdesk@norman.com
    Coloque os arquivos em um ZIP com a senha "infectada" e envie para o e-mail.

Em conclusão, esses são os melhores sites com antivírus online para verificar arquivos maliciosos no seu PC. Além disso, os e-mails são formas rápidas e muito eficientes de procurar por vírus e malwares em arquivos específicos.

Os sites com antivírus online são uma boa pedida para usar quando você está usando um computador que não é seu, como o PC da empresa, e você não pode ou não quer fazer download de um programa antivírus. Também são úteis para formar uma camada extra de proteção, especialmente quando você suspeita fortemente de um arquivo e desconfia que seu antivírus não foi eficaz o suficiente.

Mas, de qualquer forma, recomendamos que você baixe um programa antivírus na sua máquina, para ter segurança em tempo real. Para isso, temos dois artigos para recomendar a leitura: Os melhores antivírus pagos e os melhores antivírus gratuítos. Outro software essencial para quem se preocupa com a segurança digital são os anti-spywares, e para isso, nos temos um post com ótimas dicas de anti-spywares gratuítos.

Esperamos que tenham gostado deste artigo.

Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal