O Android 14 terá conectividade via satélite e os desenvolvedores estão preparando o aplicativo "Google Mensagens" para isso. Manuel Vonau, do site AndroidPolice, relata que o Google está trabalhando para adicionar uma nova interface em seu aplicativo de mensagens que permitirá conversas de emergência (SOS) via satélite. Confira todos os detalhes sobre a novidade a seguir.

Suporte via satélite chegando ao Google Mensagens

Mensagens via satélite estão chegando ao Google Mensagens do Android 14. Fonte: CNBC
Mensagens via satélite estão chegando ao Google Mensagens do Android 14. Fonte: CNBC

Recentemente descobriu-se que no Google Mensagens já conta com uma interface para enviar mensagens de emergência (SOS) via satélite. O vazador confiável "Neïl Rahmouni" (@neil_rahmouni) compartilhou no "X" (antigo Twitter) uma imagem do app Google Mensagens demonstrando o recurso de envio de mensagens de emergência via satélite. Grande parte dos elementos parece com os que normalmente vemos no aplicativo, mas na caixa onde você digita a mensagem, aparece um aviso de que é uma "mensagem de satélite".

Mensagens via satélite no Android 14 através do aplicativo Google Mensagens. Fonte: Neil Rahmouni
Mensagens via satélite no Android 14 através do aplicativo Google Mensagens. Fonte: Neil Rahmouni

Do lado direito, há um contador de caracteres mostrando "-1". Entretanto, especula-se que as mensagens de satélite suportem menos caracteres que o SMS.

Baseando-nos na imagem compartilhada, parece que os usuários do Android 14 poderão digitar qualquer texto que desejar ao se comunicar com os serviços de emergência. Se for verdade, o recurso estará em vantagem comparado às mensagens de SOS do iPhone 14, que estão limitadas a alguns textos pré-determinados.

Foi dito também por Mishaal Rahman que ao tentar fazer uma ligação de emergência sem conexão, um módulo permitirá que o aplicativo sugira que o usuário utilize mensagens via satélite.

Lançamento e disponibilidade

Mesmo que seja bem provável que o recurso de mensagens via satélite exija um novo hardware para aproveitar ao máximo a conexão com satélites, talvez haja atualização de software para instalar um novo firmware em seus modems que já possuem suporte para usufruir da tecnologia.