Oficina da Net Logo

O que é o Google Play Services? Por que você precisa disso?

Quer desinstalar ou apenas saber o que é o Google Play Services? Confira nesse artigo tudo o que você precisa saber.

Por | @oficinadanet Android Pular para comentários

Você já deve ter visto um app chamado Google Play Services no seu dispositivo Android. Este aplicativo está presente desde o Android KitKat. Mas ele não aparece não menu do Android. Você pode ter pensado: "O que é Google Play Services?" ou "O que acontece se eu desinstalar o Google Play Services?" Pois então, saiba que esse aplicativo tem uma finalidade muito importante no Android, e é crucial para que muitos outros aplicativos possam funcionar devidamente.

TOP 5 melhores antivírus grátis para Android em 2018

O que é o Google Play Services?

Em termos simples, o Google Play Services é um serviço de segundo plano executado no Android, que, por sua vez, ajuda a integrar as funcionalidades avançadas do Google a outros aplicativos. Também é usado para atualizar os aplicativos do Google. O problema de fragmentação do Google é abordado usando o Google Play Services. Isso garante que versões mais antigas do Android aproveitem os recursos mais recentes fornecidos pelo Google. Leia em destaque: 20 Soluções para um Android que não detecta o chip.

O Google Play Services é essencialmente uma interface de programação de aplicativos (API) para que os desenvolvedores aprimorem a comunicação entre aplicativos. É um pacote de vários outros serviços que ajudam um usuário. Alguns destes são descritos abaixo:

Serviços e APIs

  • API do Google Maps: Esta API permite que outros aplicativos acessem o Google Maps sem sair do aplicativo. Se você já usou o Uber por exemplo, ou navegou com o Waze, deve ter usado esse serviço.
  • APIs de localização: A API de localização pode ser usada para executar ações automáticas, quando um usuário entra ou sai de um limite geográfico específico. Isso ajuda a reduzir o uso de energia ao usar os serviços de localização.
  • Google Drive API: Se você tiver o Google Drive instalado no seu dispositivo, o compartilhamento e o armazenamento de arquivos de outros aplicativos serão facilitados com essa API.
  • Serviços de jogos do Google Play: Esses serviços são usados ​​para criar uma experiência mais competitiva e imersiva em sessões de jogos, com vários participantes por meio de placares e conquistas. Além disso, a API de jogos salvos garante que você não perca seu progresso em um jogo, sincronizando e salvando os dados do mesmo.
  • Plataforma do Google+: Você deve encontrar aplicativos que forneçam a opção de login "Fazer login com o Google+". Este serviço permite que você use um único nome de usuário e senha para acessar várias contas em vários aplicativos.
  • Google Cast Android API: Permite que os aplicativos Android transmitam conteúdo na tela para outros dispositivos por meio do Google Cast.
  • Anúncios para celular do Google: Os anúncios para celular do Google são usados ​​para integrar anúncios a aplicativos e exibir anúncios inteligentes, como aqueles com base no local ou no histórico de navegação. É assim que milhares de desenvolvedores de aplicativos monetizam seus apps.

Alguns outros serviços que melhoram a experiência do usuário são:

  • Google Wallet
  • Google Play Protect
  • Google Fit API
  • Métodos de autenticação da conta do Google

Por que o Google Play Services precisa de tantas permissões?

Se você visualizar as permissões de aplicativos do Google Play Services, verá que ele solicita muitas permissões para acessar sensores corporais, calendário, câmera, contatos, microfone, armazenamento, SMS, entre outros. Ele precisa de muitas permissões porque o Play Services atua como um hub, no qual outros aplicativos dependem dos serviços de segurança fornecidos pelo Google.

O Google Play Services tem acesso no nível do sistema para fornecer vários recursos internos e oculta informações confidenciais de outros aplicativos. Além disso, quase todos os aplicativos do Google usam o Google Play Services.

O Google Play Services é necessário?

Muitos aplicativos dependem do Google Play Services para acessar as APIs do Google, e assim poderem oferecer funcionalidades adicionais. Como a maioria dos aplicativos da Play Store conta com esses serviços, a desativação ou a desinstalação do Google Play Services pode comprometer esses aplicativos. Além disso, o Google Apps não funcionaria.

É seguro limpar dados do Google Play Services?

Embora você possa limpar os dados e o cache do Google Play Services, não recomendamos, pois esses dados são cruciais para o funcionamento dos aplicativos. Além disso, esses dados serão gerados automaticamente depois de serem apagados.

No entanto, há casos em que você pode ter que fazer isso. Um problema comum é quando os usuários enfrentam a mensagem recorrente "O Google Play Services parou de funcionar". Reiniciar o dispositivo ou limpar os dados e o cache do Google Play Services pode resolver esse problema.

Como faço para limpar os dados do Google Play Services?

Você pode seguir estas etapas simples para limpar os dados e o cache do Google Play Services:

  • Vá para Configurações >  Aplicativos  > Google Play Services.
  • Toque em Armazenamento
  • Toque em Gerenciar espaço
  • Selecione Limpar todos os dados .
  • Toque em OK no pop-up.

Conclusão

Embora não tenha uma interface de usuário, notamos que o Google Play Services aprimorará sua experiência geral com o Android. Além disso, auxilia na aceleração de pesquisas off-line e fornece mapas e acesso a outros aplicativos. Ele também melhora as experiências de jogo, permitindo-lhe manter o seu progresso e conquistas, mesmo se você jogar em um dispositivo diferente com sua conta.

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

Comentários
Carregar comentários