Uma mudança realizada pelo Google deverá afetar o funcionamento de vários aplicativos. A alteração feita na API de acessibilidade fará com que os aplicativos não consigam ler as informações que necessitam para o seu funcionamento.

A gigante das buscas revelou as mudanças nas regras da plataforma de acessibilidade do Android que irá acabar com uma brecha explorada por desenvolvedores quando forem oferecer serviços aos usuários.

Mudança do Google poderá alterar funcionamento de apps para Android.
Mudança do Google poderá alterar funcionamento de apps para Android.

Nomeada de Accessibility Services, a plataforma existe para ajudar os usuários com dificuldades de acessibilidade, como as pessoas com deficiência visual, por exemplo. No entanto, no modo em que existe hoje ela pode ser usada por outros aplicativos que ofertam algumas facilidades aos seus usuários do Android.

Aplicativos que permitem o preenchimento de senhas automaticamente, ou mesmo que copiam e gerenciam texto através do clipboard, não poderão mais usar a API mencionada para a realização de tais tarefas.

O Google, a partir de então, irá limitar as funcionalidades da API para apenas as funções que auxiliem os usuários com necessidades específicas, nada além disso. A empresa tem como objetivo solucionar os riscos de segurança envolvidos na permissão de leitura da API por outros aplicativos.