O Google possui um recurso de backup do Android, o funcionamento dele ocorre somente quando o usuário estiver fazendo uso de um smartphone Android.

Recentemente, um caso acabou chamando a atenção, mencionado no site Reddit. Um usuário expôs que o Google acabou deletando o backup dos seus dados do Android sem que tenha sido feito qualquer tipo de aviso. Ele possuía um Nexus 6P, começou a utilizar um iPhone antigo enquanto buscava por um novo aparelho Android. Nesse meio tempo, o backup do Nexus 6P foi deletado. Ao entrar em contato com o Google ficou sabendo através do suporte do Drive que não poderia ser recuperado.

Backup no Android
Backup no Android

O backup ofertado pelo Google no Android guarda informações pessoais como contatos, aplicativos, configurações, histórico de chamadas, entre outras informações. Ele ocorre de modo automático para todos os usuários de aparelhos Android que deixam a função habilitada, armazenado na conta do Google Drive do usuário.

No entanto, o Google não costuma deixar armazenada as informações de quem não utiliza o Android. "O backup só permanecerá se você usar seu dispositivo. Se você não usar seu dispositivo por duas semanas, talvez veja uma data de vencimento abaixo do backup", diz a página de suporte do Google.

Quem pretende trocar um Android por um iPhone e deseja manter os seus dados guardados caso volte para a plataforma do Google no futuro irá se deparar com este "problema". Dependendo do tempo de demora, é bem provável que as informações já não estejam mais lá.

Não seja essa pessoa, faça backup dos dados para um computador. ;)