O Android, como bem sabemos, é o sistema operacional mais usado no mundo todo. Nesta semana, para mostrar o alcance do sistema operacional do Google, a loja da marca registrou o primeiro aplicativo da história que ultrapassou a marca de 5 bilhões de downloads.

Já possui algum palpite de qual é o aplicativo? Pensou no Facebook, Messenger, Gmail ou mesmo o WhatsApp? Pois bem, não é nenhum deles, mas sim o Google Play Services.

Google Play Services é o app mais baixado
Google Play Services é o app mais baixado

O Google Play Services não é o típico aplicativo que os usuários baixam voluntariamente. Ele é ativado assim que um aparelho novinho é ligado ou mesmo após ser feito um reset de fábrica. Deste modo, cada ativação é feito um download no Google Play.

O número de downloads está de acordo com o que foi anunciado durante o Google I/O pela companhia, que revelou que já havia 2 bilhões de usuários mensais ativos do Android. O número de 5 bilhões, no entanto, está bem acima dos 2 bilhões de usuários do Android, como podemos perceber, porém, está relacionado ao fato de que muitos aparelhos ativados já não são mais usados por diversas razões.

O Google Play Services foi incorporado ao Android ainda em 2012, como modo de proporcionar ao Google um pouco mais de controle do Android, fazendo com que vários apps possam funcionar normalmente em múltiplas versões do Android.