Na última terça-feira (23) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBCT) assinaram um termo para realização de estudos, pesquisas e gestão de dados, com foco nas relações de consumo. Foi realizado um investimento de R$ 4,1 milhões para o acordo.

Os resultados serão utilizados para aprimorar as ações regulatórias de proteção dos direitos do consumidor de telecomunicações. O instituto vai entregar dois produtos para a Agência: uma análise do comportamento do consumidor e uma aferição de boas práticas de relacionamento com consumidor.

Acordo assinado entre Anatel e IBICT
Acordo assinado entre Anatel e IBICT

Juarez Quadros, presidente da Anatel, disse que a Agência tem um foco muito forte na questão do consumidor, sendo importante a Agência se antecipar, pois o Brasil é a 5ª rede mundial de telecomunicações e a tendência é que cada vez mais consumidores estejam envolvidos.  

Já a diretora do Instituto, Cecilia Leite Oliveira, informou que será utilizada uma equipe multidisciplinar (composta por pesquisadores e bolsistas de Administração, de Psicologia e de Estatística) e que espera, daqui dois anos, quando chega ao fim o acordo, comemorar os resultados do trabalho realizado.

Com informações: Anatel