Na terça-feira (18), a Amazon lançou nos Estados Unidos uma nova rede social. Ela está disponível apenas para sócios do programa Amazon Prime. Chamada de Amazon Sparks, a rede mistura características de aplicativos como Instagram e Pinterest, porém, possui um diferencial: os produtos que aparecem nas fotos podem ser adquiridos com apenas alguns cliques.

O Amazon Spark, que já estava sendo testado há algum tempo, pode ser acessado diretamente do aplicativo da Amazon disponível para iOS. Assim, cada usuário poderá ter uma conta e publicar fotos, ideia e ainda produtos que gostam.

Amazon Spark
Amazon Spark

Os demais usuários poderão comentar as publicações e reagir com "sorrisos", que equivale ao famoso "curtir" do Spark. Os posts irão surgir em formato de feed, semelhante ao Instagram. As postagens ficam restritas aos usuários que possuem contas do prime, com isso, quem não é assinante poderá visualizar as publicações de outras pessoas.

O usuário, assim que entrar na rede social, é convidado a escolher ao menos cinco interesses de que gostaria de seguir. Deste modo, o Spark irá gerar um feed customizado de imagens sobre os produtos que o usuário poderia gostar de conhecer melhor.

O funcionamento das vendas ocorre do seguinte modo: caso a foto contenha um produto que a Amazon vende, um ícone em formato de sacola de compras irá aparecer no canto inferior direito da imagem, revelando que ele pode ser adquirido através do site da empresa.

Para completar, a Amazon está testando o aplicativo como um novo meio de fazer com que consumidores elaborem análises sobre os produtos. A empresa pretende dar "medalhas" para quem mais se destacar nos reviews.