Para que você mantenha seguro seus dados na internet, bem como, perfis em redes sociais, os sites, quase em sua totalidade, pedem ou até exigem que você crie uma senha grande, com alternação entre números e letras. Difícil de criar, mais difícil ainda de lembrar, certo?

Pois especialistas do Google enxergam que num futuro não muito distante, a maneira mais segura de afirmar que somos nós mesmos que estamos em frente ao PC, será portar um dispositivo portátil embutido a um pendrive, acoplado em smartphones, ou outro objeto que esteja sempre com você, como um anel.

O Google está testando um "Yubikey", pequeno dispositivo para ser carregado a um dispositivo USB e assim assumir a identidade do usuário. A pessoa entra no navegador, conecta o dispositivo e loga com um simples clique. Não é necessário um software para que o gadget funcione, apenas mudanças no sistema de segurança dos sites.

O vice-presidente de segurança do Google, Eric Grosse, afirmou ao site Wired que quando houver um número suficiente de sites que suportem este tipo de tecnologia, as pessoas não precisarão mais de senhas grandes, salvo se tiverem de fazer alguma mudança brusca na conta.

Os testes não refletem numa mudança imediata, porém deixa a "ponta solta" para melhorias futuras. Grosse afirmou que outros sites já testaram a iniciativa, entretanto sem sucesso. "Apesar de reconhecerem que haverá especulação a respeito de nossa iniciativa até que fique provada a aceitação em larga escala, estamos muito ansiosos para os testes em outros sites".

O que você pensa ser mais seguro? Guardar um pendrive ou ter diversas senhas? Publique seu comentário.