Após passar longos nove anos, viajado pelo espaço, registrando incríveis imagens e descobrindo "novos" mundos, a sonda New Horizons finalmente conseguiu se aproximar do planeta mais distante do sistema solar; ela ficou a uma distância de aproximadamente 12.500 km do planeta-anão, que para muitos cientistas nem tão anão assim.

Cientistas da NASA descobriram que o planeta em questão, é um pouco maior do que se imaginava, sendo que conforme a sonda espacial se aproximava de Plutão, descobriu-se que o planeta possui 80 quilômetros de diâmetro a mais, o que totaliza 2.370 quilômetros; portanto, a partir de agora ele passa a ser oficialmente maior que "Eris", um dos milhares de miniplanetas e objetos parecidos com cometas que existem na região.

Para o cientista-chefe da NASA, John Grunsfeld, tamanho é documento sim: "Ser um pouco maior significa que Plutão consiste de mais gelo e um pouco menos de água do que se imaginava até então, sendo um detalhe muito importante para os cientistas analisarem e assim determinarem a história de como ele se formou". "O sistema de Plutão é um remanescente fóssil das origens de nosso Sistema Solar; vamos aprender mais sobre isso", completou John.

A aproximação máxima da New Horizons com o planeta-anão auxiliará a ciência no quesito análise, já que ela pode informar mais detalhes sobre a superfície e a temperatura do planeta e de sua região, denominados de "Cinturão de Kuiper".

Pontualmente a partir das 8h50, horário de Brasília, o contador regressivo da NASA zerou, indicando assim a aproximação da sonda ao ponto máximo permitido e previsto. Mas esses dados muito provavelmente registrados pela sonda espacial serão conhecidos somente a partir das 22 horas desta terça-feira, quando a New Horizons deve entrar em contado novamente com a agência espacial.

É bom lembrar que a mesma precisa estar silenciosa para conseguir captar o máximo de informações do planeta e de sua maior lua, denominada de Caronte.

Segundo a NASA, informações mais precisas, como por exemplo, fotos de altíssima qualidade serão enviadas pela sonda à agência espacial somente amanhã, quarta-feira, pois necessita de mais tempo para a transmissão de dados longos, algo em torno de quatro horas e meia. Abaixo, a foto de maior resolução que temos sobre o Planeta Anão, divulgada ontem, 13 de julho.

Aguardaremos por mais informações.