Mas essa liderança vem sendo ameaçada, pois segundo a NPD (empresa de análise de mercado de games), informou que a grande reviravolta do console da Microsoft se deve a redução de preço nos últimos meses, o que está ameaçando e muito a atual liderança do PlayStation 4, da Sony.

A afirmação de que a queda no valor de vendas do Xbox One seria temporária, ou seja, apenas na época de natal, resultou em uma grande procura pelo console e isso consequentemente fez com que a Microsoft estendesse um pouco mais a referida "promoção", por tanto, a fabricante anunciou na última semana que a promoção continuará; segundo a própria, essa é a "promoção" para comemorar o "ano novo", onde mais uma fez o Xbox One terá desconto de US$ 50.

Para a Games Industry International, se essa tendência da Microsoft continuar, não demorará muito para o Xbox One alcançar a liderança no mercado de consoles nos Estados Unidos, onde a diferença entre o mesmo e o console da Sony está em um milhão de unidades. Entretanto, essa diferença mundial é bem maior, para ter uma ideia dos números, o console da empresa japonesa na Europa e no Japão está com uma vantagem de mais de sete milhões de unidades.

No ano passado a indústria norte-americana de games apresentou crescimento de 1% apenas, onde foram acumulados com as vendas de consoles e jogos, a quantia de US$ 13,1 bilhões. Mesmo com o baixíssimo crescimento da indústria, o faturamento das mesmas no setor games aumentou em 20%.

O mercado de videogames dos Estados Unidos não se restringe apenas as marcas Sony e Microsoft, mas também a Nintendo, onde o Nintendo Wii U obteve uma ótima recuperação após passar por uma reorganização no início de abril de 2014. Um dos grandes motivos para essa melhora foi o sucesso dos games Super Smash Bros e Pokémon, dando assim ao Nintendo Wii U um aumento de vendas de 29% no mercado norte-americano.

Esse ano promete no mercado de consoles e jogos no mundo inteiro.