Trazemos aqui um comparativo interessante sobre design responsivo e design adaptativo, além de diferentes usos do design responsivo. Qual a diferença entre eles? 

O design responsivo é aquele onde todo o conteúdo é flexível, se reposicionando conforme o ambiente do usuário, como tamanho da tela, orientação (horizontal ou vertical) e plataforma.

Já o design adaptativo é basicamente o o que se utilizava a alguns anos atrás, onde tinhamos um conjunto de código para cada tipo de dispositivo que acessava o site. Hoje ele ainda é utilizado quando faz-se necessária limitação de funcionalidades para determinados dispositivos, ou mesmo para atender à parte de marketing, podendo ajudar nos funis de conversão. Leia mais sobre a diferença entre design responsivo e design adaptativo aqui neste artigo.

Vejamos agora em gifs animados as diferenças entre ambos os tipos designs:

 

Responsivo vs adaptativo:

O design responsivo expande de forma fluída, enquanto o adaptativo aguarda o navegador ou viewport terminar a expansão

 

Usar unidades relativas vs estáticas: 

Posicionando os elementos usando píxels, faz com que ele funcione em apenas uma tela.

 

Com ou sem breakpoints:

Veja com breakpoints que podemos manter a mesma largura nas coisas, sem o breakpoint as coisas tendem a diminuir e não manter a mesma visualização em telas diferentes. 

 

Design fluído vs estático:

Olhe quando você define uma altura fixa, diferente de quando você mantêm o design sem altura definida podendo ela aumentar conforme necessidade.

 

Agrupar coisas ou não?

Veja que os elementos que estão aninhados, elas tendem a se mover em conjunto, facilitando assim a colocação de um menu lateral caso seja necessário. 

 

Fontes padrão ou webfonts?

Olhe a diferença de carregamento das fontes padrão comparado com as fontes carregadas pela web. 

 

Usar ou não largura máxima?

Veja que ao usar a largura máxima, o site pode ainda manter uma barra lateral em cada lado, isto se aplica quando a tela é muito grande, assim mantemos, por exemplo, o conteúdo em boa qualidade de leitura. Inclusive no próximo layout do Oficina da Net, que pretendemos lançar em breve, usamos esta técnica para manter uma boa leitura do conteúdo. 

 

A diferença em pensar o layout primeiro para desktop ou primeiro para celular?

 

Achei super interessante estes exemplos e decidi trazê-los em forma de um post. Dá para esclarescer muitas dúvidas.