Na quarta-feira (29), a HP revelou o seu computador Sprout (Broto, em português) e também a impressora 3D Multi Jet Fusion, com alta tecnologia. O computador é equipado com um scanner 3D, um projetor e também uma esteira touchscreen, no lugar do mouse e teclado, próprio para a manipulação de objetos em 3D. Além de tudo, a máquina da HP tem como objetivo otimizar a velocidade, qualidade e também o custo da impressão em 3D.

O computador Sprout foi desenvolvido para um grupo específico de usuário, ou seja, para aqueles que precisam manipular imagens tridimensionais. Por nada, a HP contratou artistas e designers para ajudar a desenvolver o produto. A máquina deve ser lançada ainda em novembro pelo valor de US$ 1.899 (R$ 4.630, em conversão direta).

A HP chama o Sprout de uma "plataforma de computação imersiva". "Temos essa noção de ir do pensamento para a experiência", afirmou Eric Monsef, VP de Sistemas Imersivos da HP. "Que tipo de experiência posso conseguir com duas telas e superfície sensível ao toque?"

O aparelho possui um dispositivo instalado no topo da tela, e pode desempenhar tanto a função de projetor quanto de scanner. Através dele é possível capturar todas as formas dos objetos que forem colocados na plataforma que substitui o teclado e mouse. No projetor, a imagem é exibida na esteira, que funciona com uma segunda tela touchscreen.

O Sprout possui três câmeras, cada uma com sensor de 14 megapixels e tecnologia RealSense. Assim, através delas é possível registrar vários ângulos para formar uma imagem tridimensional.

O computador da HP conta ainda com tela de 23 polegadas, resolução Full HD (1.920 x 1.080p). A esteira que vira tela possui 20 polegadas e pode exibir imagens de 1.024 x 768p. O aparelho é equipado ainda com um Core i7-4790S, 8 GB de RAM DDR3, uma placa de vídeo Geforce 745A e um disco rígido híbrido, com 1 TB de espaço e 8 GB de memória flash.

Impressora 3D

A impressora 3D da HP é capaz de produzir três objetos simultaneamente. O sistema chamado de Stratasys, que ainda está sendo aprimorado, usará uma série de cabeças de impressão, que poderá produzir uma camada inteira do objeto que será impresso.

A Multi Jet Fusion irá fornecer objetos com mais detalhes. Além disso, segundo a HP, a impressora contará com capacidade de 1,2 mil pontos de polegadas, as atuais oferecem a metade atualmente.

Conforme a HP, a impressora estará disponível no mercado em 2016. Veja o vídeo abaixo: