A Agência Espacial Americana, NASA, após um período de mau tempo, enfim conseguiu testar o seu novo veículo espacial, chamado de LDSD- Low Density Supersonic Decelerator (Desacelerador supersônico em baixas densidades, em tradução para o português).

O disco voador supersônico, apelido dado pela NASA, foi projetado para simular um veículo de carga com uma nova tecnologia de pouco, o que irá permitir pousar com cargas em outros planetas. O LDSD poderá transportar uma carga acima de 40 toneladas.

Para o teste, o disco voador foi içado por um balão de hélio a 36.000 metros de altitude. Após duas horas e meio do seu lançamento, o veiculo soltou-se sozinho e acionou o motor. Após meia hora o veículo caiu de pára-quedas no oceano, onde foi recuperado.

"Como o nosso veículo voou tão bem, tivemos a chance de ganhar 'créditos extras' com o SIAD", disse Ian Clark, gerente do projeto. "Todas as indicações são de que o SIAD se abriu com perfeição e, por causa disso, tivemos a oportunidade de testar a segunda tecnologia, o enorme paraquedas supersônico quase um ano antes do previsto."

Com forma de um pneu, O SIAD (Supersonic Inflatable Aerodynamic Decelerator, desacelerador aerodinâmico supersônico inflável) será responsável pela primeira etapa de desaceleração.

Agora, os engenheiros planejam analisar as informações e realizar outros voos antes de levar a tecnologia para Marte. "Queremos testá-los aqui onde é mais barato antes de enviá-los a Marte para termos certeza de que eles funcionarão lá", disse o gerente do projeto, Mark Adler, em uma coletiva de imprensa em junho.