Na próxima segunda-feira, dia 8 de abril, um espetáculo celeste aguarda espectadores no México, Estados Unidos e Canadá: um eclipse solar total.

Infelizmente, para os brasileiros, este evento não será visível. No entanto, o Brasil aguarda um eclipse solar anular em 2 de outubro de 2024.

Onde e quando começa o eclipse solar de abril?

O eclipse solar terá início na costa do Pacífico do México por volta das 11:07 da manhã, horário de verão do Pacífico (PDT).

Onde será possível ver o eclipse de abril de 2024; Foto: NASA
Onde será possível ver o eclipse de abril de 2024; Foto: NASA

O eclipse entrará nos Estados Unidos pelo Texas, passando por Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Nova York, Vermont, New Hampshire e Maine. Pequenas partes do Tennessee e de Michigan também presenciarão o eclipse solar total.

A duração mais longa da totalidade, que é quando a lua cobre completamente o sol, será de 4 minutos e 28 segundos, perto de Torreón, no México. A maioria dos lugares ao longo do caminho da totalidade verá uma duração da totalidade entre 3,5 e 4 minutos.

Próximos eclipses no Brasil

O Brasil se prepara para o eclipse solar anular de 2 de outubro de 2024, que será visível como parcial em grande parte do país.

Eclipse parcial, será possível ver no Brasil ainda em 2024
Eclipse parcial, será possível ver no Brasil ainda em 2024

Esse fenômeno proporcionará uma visão única do Sol, com uma "mordida" visualmente impressionante causada pela Lua. Especialmente nos estados da Região Sul, Sudeste (exceto o norte de Minas Gerais) e Mato Grosso do Sul, a visão promete ser notável.

Tipos de Eclipses Solares

Entender os diferentes tipos de eclipses solares nos ajuda a apreciar ainda mais esses fenômenos naturais impressionantes. Aqui está um rápido guia:

  • Eclipse Solar Total: Ocorre quando a Lua bloqueia completamente a luz do Sol, lançando uma sombra escura sobre a Terra. Isso só é visível de locais específicos na Terra e proporciona uma experiência de observação incrível.
  • Eclipse Solar Parcial: Acontece quando apenas uma parte do Sol é obscurecida pela Lua. Esse tipo de eclipse pode ser visto por um público mais amplo.
  • Eclipse Solar Anular: Diferencia-se do total pelo fato de a Lua estar mais distante da Terra, não cobrindo completamente o Sol, e deixando um anel de luz solar visível ao redor de sua silhueta.

Eclipses Lunares de 2024

Os eclipses lunares também marcam o calendário astronômico, mas com menos visibilidade para o público leigo.

O eclipse penumbral da Lua de 24-25 de março não foi visível a olho nu. O próximo, um eclipse lunar parcial em 17-18 de setembro, passará por todos os estados do país, mas apenas uma cobertura mínima da Lua será observada.

Segurança ao Observar o Eclipse

Exceto durante a breve fase total de um eclipse solar total, quando a Lua bloqueia completamente a face brilhante do Sol, não é seguro olhar diretamente para o Sol sem proteção ocular especializada para observação solar.

A Nasa afirma: Observar qualquer parte do Sol brilhante através de uma lente de câmera, binóculos ou um telescópio sem um filtro solar especial fixado na frente da óptica causará instantaneamente lesões oculares graves.