Sem começar a ler, você consegue imaginar quais foram as principais tecnologias que mudaram a sua vida recentemente?

Vamos então a lista de 10 tecnologias recentes que mudaram a vida das pessoas:

1 - Internet

Todos que aqui estão, sabem o que é a internet, mas volte 15 anos, em 1999 você acessava a internet? Alguns talvez sim, muitos não. A expansão da internet no Brasil começou depois do ano 2000, através dela, o acesso a informação mudou, a biblioteca que antes era uma das principais formas de coleta de informações técnicas, hoje dificilmente é o local onde as pessoas vão para fazer pesquisas. Quer ler um pouco mais sobre a história da internet, então veja este artigo: O começo da internet no Brasil.

E você quando foi o marco inicial do uso da internet na sua vida?

2 - Buscadores

Com intermédio da internet, surgiram os motores de busca, dentre eles o mais conhecido Google. Ele virou a biblioteca moderna, local onde todas as pessoas fazem pesquisas de tudo, seja um local para almoçar, seja para saber como funciona o botão M+ da calculadora convencional. O Google se tornou o principal site de pesquisa do mundo, fundado em 4 de setembro de 1998, por Larry Page e Sergey Brin, na Universidade de Stanford foi uma mudança tremenda na vida das pessoas.

O principal concorrente do Google hoje é o Bing, que segundo o Alexa.com, está atualmente em 23º posição contra 1º do Google. Na China, existe o Baidu.com, que é o motor de busca usado pela população de lá, visto que o Google é proibido de acessar no país.

Outros buscadores que  tiveram sua passagem pela história mas hoje estão esquecidos foram o Altavista, Lycos, o Yahoo, que hoje usa o robô de busca Bing da Microsoft, no Brasil o Cadê.

3 - Redes sem fio

Redes sem fio, tudo deveria ser wireless, quem sabe um dia chegaremos lá. O termo wireless é definido como a transferência de informações entre dois ou mais dispositivos por meio de ondas de radio, sem a necessidade de utilizar cabos. A onda de rádio é modulada da mesma maneira que os sinais de televisão e radio FM para transportar informações pela onda.

Hoje com seu celular, notebook ou tablet você consegue acessar a rede sem fio da sua casa, navegar pela internet em velocidade de banda larga sem precisar plugar os famosos cabos azuis que atormentavam as nossas vidas. Leia o que é wireless e como funciona.

Você pode ler mais sobre os tipos de redes sem fio que existem neste artigo.

4 - Celular

O celular creio que seja a tecnologia recente mais usada pela população mundial, agora cada vez com mais avanços tecnológicos envolvidos. Dá para se fazer de tudo em um celular, desde olhar a previsão do tempo, a guiar-se pelas ruas de Nova Iorque com o GPS embutido. As novas redes de comunicação trazem agora banda larga para dentro do aparelho, com o 3G, ainda precário no Brasil, é possível fazer diversas coisas no seu dia a dia, interagir com as coisas pelas ruas da cidade, encontrar restaurantes, bares, procurar preços de produtos, comunicar pelas redes sociais, tirar fotografias de paisagens ou fazer um selfie e postar no Instagram.

Algumas operadoras estão lançando o 4G em nosso país, até noticiamos aqui sobre o leilão da frequência de banda, agora basta aguardar vir mais um serviço deficitário com custo exorbitante e sem organização nenhuma para que possamos comprar um plano.

5 - Touchscreen

O touchscreen é maravilhoso. Os smartphones com tela sensível a toque já são a grande maioria, e pensar que alguns anos atrás víamos isto somente em filmes. Hoje já é uma realidade que usamos em muitas coisas, os notebooks estão vindo com telas tocáveis, recentemente compramos um Lenovo aqui na redação, no qual estou a digitar, é fantástica a interação com a tela, o Windows 8 com botões grandes interage muito bem, e sim, uso pouco o toque no notebook, somente quando estou com ele no colo.

Nos aparelhos celulares é diferente, o toque é obrigatório, na grande maioria deles, e o modo de interagir com os aplicativos ficou muito mais fácil, uma criança de 1 a 2 anos já consegue usar os aparelhos de forma intuitiva. Sem dúvidas que o touchscreen foi um avanço na tecnologia e nos ajudou bastante. Aqui no Oficina da Net, já escrevemos sobre telas sensíveis ao toque, você pode ler este artigo falando sobre como limpar as telas touchscreen.

6 - Portabilidade de aparelhos

A facilidade de transportar os aparelhos foi outro avanço tecnológico que ficará marcado em nossas vidas. Quando tive meu primeiro computador, em 2000, lembro que compramos uma "mesa para o computador", onde você puxava o teclado para fora e tinha um espaço até para o estabilizador, leia: por que parar de usar estabilizadores. Hoje sequer pensamos naquelas mesas gigantescas e sem utilidade, qualquer espaço é um espaço para computador, a flexibilidade de levar a tecnologia junto consigo é tremenda.

Esta portabilidade de aparelhos tornou a vida mais corrida, você consegue absorver informação em qualquer lugar que esteja.

7 - Mídias de armazenamento

Lembra-se dos disquetes de 3’’ ½? Carregava impressionantes 1,44MB. Tinha meus 15 anos, carregava disquete para lá e para cá com jogos. Hoje um pendrive com 16GB é tão comum quanto um disquete era.

As unidades de armazenamento já estão tão avançadas que tem capacidade de suportar 256GB em um simples chaveiro. Os aparelhos de som, onde você transportava os CDs em bolsas, depois veio a época do CD regravável, DVD-R e DVD-WR, até então chegar aos pendrives. Leia: Tirar o pendrive sem remover pode danificar o computador?

8 - Música digital

Pegando o embalo do Pendrive, a música digital tornou-se popular junto com ele e principalmente pela fabricação do iPod. O tocador de áudio digital da Apple, lançado em 2008 revolucionou o jeito em que as pessoas escutavam e transportavam suas músicas. Acabou com o famoso Walkman e Diskman. A música digital hoje pode ficar armazenada na nuvem, e por sincronização, você pode obtê-las em seu smartphone, computador, tablet e já pode sincronizar no aparelho de som do seu carro.

9 - GPS

O sistema de posicionamento global se popularizou há pouco tempo, com aparelhos mais baratos acoplados em seu carro, lhe guiando pelas ruas da cidade onde mora. Há 10 anos quem tinha um GPS no carro? A localização era através dos mapas da cidade, onde você definia a sua rota e deveria decorá-la, hoje colocamos o endereço de destino e aperta um botão, ou apenas fala com o GPS, e ele lhe direciona até o local, com uma taxa de acerto quase de 100%. Você sabe o que é A-GPS?

Escrevemos em fevereiro um artigo completo falando sobre o funcionamento do GPS, se quiser lê-lo para entender um pouco mais sobre o aparelho.

10 - Redes sociais

O que falar das redes sociais, um verdadeiro estouro. O Orkut nasceu e já praticamente morreu junto com o MySpace. O domínio total deste nicho é do Facebook, que tem uma China de pessoas dentro dele, 1.310.000.000 (dados atuais).

Poucas pessoas conectadas atualmente não tem um perfil em qualquer rede social. No Brasil, há uma necessidade fervorosa das pessoas em participarem de redes sociais, seja para bisbilhotar a vida alheia ou para postar seus passeios.

O ramo de redes sociais está grande, temos o Twitter, que é visto mais como lado jornalístico, com informações em tempo real, o LinkedIn para procura e oferta de empregos. Existem redes sociais para donos de cachorros, para mulheres grávidas, para colecionadores, etc. Os nichos são bons, por que você pode participar de coisas que lhe convém, o que de certa forma elitiza as pessoas que ali participam.

 

E para você? Existe alguma tecnologia recente que mudou a sua vida? Comente em nosso fórum ou nos comentários.