Hoje em dia, você não pode nem pensar em comprar um computador com HD de capacidade baixa (menos de 200GB). Com as configurações de um sistema operacional atualizado, como Windows 8, a quandidade de armazenamento necessário para rodar este SO é de 30 GB. Pense também que todo mundo tem uma câmera fotográfica, tira muitas fotos, todos os dias - demandando uma quantidade enorme de armazenamento no PC. Sob estas considerações, fica fácil imaginar que seu HD deve ter uma capacidade boa.

Mas afinal, o que é um HD?

O HARD DISK ou Disco Rígido (HD) é a memória do computador. O primeiro HD para computador surgiu em 1956, e foi criado pela IBM. Na época, ela tinha capacidade máxima de 5 MB, o que equivalia há mais ou menos 4 disquetes. Hoje em dia, além de não usarmos mais os tais disquetes, um HD possui em média 500GB, porém, no mercado também é possível encontrar de 2TB. Como funciona um Disco Rígido (HD).

Tipos de HD

Temos basicamente três tipos de HD: ATA, SATA e SCSI. Estes tipos de HD's na verdade são tecnologias diferentes que são usadas neles.

A principal característica de todos é a velocidade. A diferença entre eles está diretamente ligada a velocidade com que os arquivos são lidos e escritos no disco, ou mesmo a velocidade de gravação e leitura. Com isso, a diferença entre os HDs influência na hora de abrir pastas, arquivos, programas, etc.

ATA

O HD ATA (Advanced Technology Attachment) também conhecido por IDE (Integrated Drive Eletronic) é o tipo de interface mais antigo e é utilizado quando não se exige muito desempenho, pois sua taxa de transferência é muito baixa.

SATA

O HD SATA (Serial AT Attachement) surgiu após o ATA com a implantação da transferência de dados em série, e não mais de forma paralela. O SATA é o HD mais usado em computadores domésticos, ele faz ligação direta entre o controlador e o dispositivo de armazenamento. Ele faz uso de conectores de 70 mm, um cabo de dados com sete condutores e tensões de 3,3 V, 5 V e 12 V. Como vantagem ele possui grande velocidade de transferência de dados.

SAS

O HD SAS (Serial Attached SCSI), ou SCSI com Serial Anexado é um novo padrão SCSI, porém com comunicação em série, não paralela. O diferencial dele é permitir a ligação dos HDs com extensores a uma única porta SAS.

A comunicação SAS é feita através da transmissão serial, full-duplex, taxa de transmissão máxima de 3 Gbps (375 MB/s), frequência máxima de 3.0 GHz, comprimento de cabo de no máximo 8 metros, suporta hot-plug. Além disso,  permite 4 dispositivos por cabo, cabo de 32 pinos e o consumo de 800mV. O SAS de modo geral é usado em servidores, e não em computadores pessoais.

Tipos de usuários

Cada usuário necessita de um tipo de HD. Ou seja, o usuário doméstico não necessita de um HD de 2TB, do mesmo que um profissional não conseguiria trabalhar com um computador com HD de 200GB.  Abaixo vamos ver três tipos de usuários e suas necessidades:

Usuário caseiro: Este é o chamado usuário doméstico. Este tipo de perfil costuma usar o computador para acessar a internet, ler e enviar e-mails, baixar músicas e filmes e acessar as redes sociais. Este usuário não necessita de um HD muito grande, já que não costuma ter programas grandes no computador, tampouco baixar coisas pesadas. Com isso, um HD de 200GB ou mesmo 500GB já é o suficiente. Além de ser mais barato, é o suficiente para uso doméstico.

Usuário intermediário: Este usuário costuma usar o computador para trabalho, com programas mais complexos e pesados. Também costuma baixar muitos arquivos pesados. Além disso, não dispensa um bom game. Assim, esse tipo de usuário necessário de um HD um pouco maior, ou seja, de 500GB. Talvez ainda não seja o necessário, e acabe tendo que optar por um de 1TB.

Usuário profissional: Este usuário faz uso de programas excessivamente pesados, além disso, trabalha com gráficos 3D, manipulação de vídeos Full HD, entre outros. Para esse tipo de perfil um HD precisa de no mínimo 1,5TB de espaço, parece bastante, porém, para quem trabalha no ramo sabe que em alguns casos ainda não é o suficiente.

SSD

Assim como os HDs, uma nova tecnologia de armazenamento foi desenvolvida para guardar nossos dados com mais rapidez e segurança. É o Solid State Disks (SSD). Porque ele é mais seguro? Porque ele é mais rápido? Porque ele é mais caro? Veja esta e todas estas respostas no artigo O que é SSD? Ficou com um pouco de dúvidas sobre qual comprar? Você precisa ler este artigo que explica quais são as principais diferenças entre HD e SSD.