Smartphones e suas baterias, impossível haver uma relação perfeita entre eles. Quando mais usamos o aparelho, menos tempo a bateria dele terá vida ao fim de mais um dia. Quando você usa o seu smartphone em boa parte do dia, a bateria dele se esgota. Aí, então, você é obrigado a colocar seu aparelho para carregar. Esta carga pode ser realizada através de dois métodos: conectando se aparelho ao carregador elétrico ou utilizando o cabo de transferências USB e conectá-lo ao computador.

Estes dois métodos nos remetem a algumas dúvidas simples: Há alguma diferença entre carregar o smartphone via cabo USB e recarregá-lo diretamente na tomada? É melhor carregar ele via USB ou direto na tomada? Pois é, a seguir vamos ver os fatores que podem influenciar na velocidade e também na qualidade da recarga do seu aparelho celular, os conceitos de eletricidade e algumas especificações de baterias que os nossos smartphones utilizam.

Limite do uso de energia

Quando o seu computador está ligado na energia, ele recebe uma determinada corrente elétrica. O computador, possui várias conexões que também necessitam de energia constante para funcionarem.

Deste modo, tudo que for ligado nas entradas USBs deste computador, terá sua corrente elétrica limitada. Ou seja, nem toda a energia que as entradas USBs recebem, vão para a entrada em que o seu smartphone está carregando. Sendo assim, se você tiver outros dispositivos conectados em alguma entrada USB, o seu smartphone será carregado de forma ainda mais lenta. É bem provável que você tenha um teclado, mouse ou pendrive conectado ao computador enquanto você carrega o seu aparelho. Faça o teste: Veja quantas portas USB você está utilizando neste momento, cada uma delas está utilizando energia elétrica.

No caso das tomadas, a energia por ela oferecida é sempre constante. Toda a energia, vai direto para a recarga do aparelho, caso não tenha nenhum outro aparelho conectado na mesma tomada por meio de adaptadores, por exemplo.

Carregando via USB


Carregando via USB

Talvez você não saiba, mais existem 3 tipos de entrada USB, diferentes. O modelo USB 1.0, já é bem raro hoje em dia por não ser mais utilizado em gadgets. Este modelo nem deve ser levado em conta, por não suportar a mesma corrente elétrica que os demais modelos.

Agora o modelo de entrada USB 2.0, é o padrão mais utilizado em aparelhos eletrônicos como smartphones, video games, etc. Este modelo, possui uma transmissão de dados, bem melhor que o modelo anterior, e também proporciona uma maior velocidade na recarga de aparelhos. Ela transmite uma corrente elétrica de, em média, 500 mA, e pode ser considerada uma tensão de 5V.

Já o modelo USB 3.0, possui o maior desempenho se comparado os modelos anteriores. Sua corrente elétrica, pode chegar, no máximo, a 900 mA. O modelo 3.0 está sendo recém implantados nos computadores novos e outros aparelhos tecnológicos que utilizam entradas USB. Como a tecnologia não para, recentemente noticiamos que o USB 3.1 já está em estudos e deve transferir até 10 Gigabits por segundo.

Carregando na tomada

Quando o carregador está conectado na tomada, ele pode fornecer uma corrente elétrica maior. Ele pode chegar a fornecer até 2000 mA, com os mesmos 5 V de tensão de uma entrada USB 2.0. Mas, não é possível afirmar que todos os aparelhos utilizam deste vantagem.

Como carregar mais rápido via USB?


Dicas para carregar mais rápido via USB

A primeira dica para que o seu celular carregue mais rapidamente via USB, é verificar no manual do computador ou notebook se ele possui alguma entrada USB 3.0 (uma das características especiais do USB 3.0 é a coloração azul da parte interna da porta ou do conector). Se o seu computador tiver esta entrada, encontre ela e sempre que for carregar seu aparelho, dê preferência a esta porta USB. Por transmitir uma corrente elétrica maior (que pode chegar até 900 mA) ela vai carregar mais rápido o seu celular.

A segunda dica, é um experimento. Quando for carregar seu celular, coloque-o em "Modo Avião", assim ele não usará o GPS, Bluetooth ou o 3G. Desta forma ele vai consumir menos energia, portanto, ele será recarregado mais rápido. Desligar o aparelho enquanto carrega, só irá piorar a situação. Já que o processo de liga e desliga consome muita bateria.

E você, custuma carregar seu celular sempre via USB? E ele carrega rápido? Deixe seu comentário. Leia também nosso artigo sobre os Carregadores Wireless