O que é USB 3.0, o USB Superspeed?

Conheça tudo sobre a conexão USB 3.0. Ela que recebeu atualização e em 2013 poderá ter taxa de transferência de até 10Gb/s.

Por | @marciobohrer Hardware

A demanda de informação consumida pela população só cresce desde sempre. Enquanto os desenvolvedores de eletrônicos aumentam sua tecnologia e a qualidade de vídeos, músicas, filmes e fotos, a transferência destes arquivos tornou-se mais pesada.

Em Las Vegas, na CES 2013, que ocorre durante esta semana, a USB 3.0 Promoter Group anunciou uma evolução no dispositivo que dobra a taxa de transferência da antiga tecnologia. O USB 3.0 Promoter Group,  composto pela Hewlett-Packard, Intel, Microsoft, Renesas Electronics, ST-Ericsson e Texas Instruments, estima que os novos dispositivos USB 3.0 estejam no mercado neste trimestre ainda. A exigência de uma transferência mais rápida cresce junto com o tamanho dos arquivos utilizados hoje como filmes em full HD e em 3D, fotografias e quaisquer arquivos gigantes que se possa ter em um PC. 

Em fevereiro a Intel deve organizar uma conferência para definir como deverá ser disponibilizada a transferência de 10 Gbps (Gigabits) nas portas USB.

Mas onde surgiu o USB 3.0? E por quê?

O USB é um barramento serial com fios de cobre para transferência de dados. São quatro fios: um para alimentação elétrica, outro para o terra e dois para dados. O USB (Universal Serial Bus) surgiu para padronizar a conexão de dispositivos e componentes off-board nos PCs. Nos anos 2000 o USB 2.0, evolução do antigo USB 1.1, já fornecia uma boa taxa de transferência para a época, 60 Megabytes por segundo ou 480 Mbps (Megabits por segundo), ótimo para a época. Tão ótimo que a mesma porta 2.0 é utilizada até hoje e será ainda por muito tempo, pois, para devidos fins de transferir menor capacidade de arquivos (menos pesados), ela desempenha seu papel perfeitamente. Ainda.

O conector USB 3.0 conta, além dos fios tradicionais do 2.0, na parte de trás do conector, mais cinco fios: dois para envio de dados, dois para recebimento de dados e um terra.

O que é USB 3.0, o USB Superspeed?

O Universal Serial Bus significa para nós uma agilidade e praticidade. Interligar diversos dispositivos e componentes por uma porta e conexão padrão. A fabricação e qualificação dos equipamentos eletrônicos em geral, capazes de conter arquivos de dados gigantescos exigem ambém uma transferência de dados maior para que se tenha a mesma praticidade e velocidade dos anos anteriores com versões anteriores do USB.

Vamos pegar uma situação cotidiana:

Em talvez dois anos, você assistia um filme em formato “.avi” com tamanho aproximado de 700MB e a transferência deste arquivo por meio de um pendrive durava poucos minutos. Hoje, em 2013, você tem um smartphone, um notebook e um tablet, todos capazes de rodar arquivos em HD, curte assistir séries e filmes fullHD, cujos arquivos podem chegar aos 40GB/ cada (tamanho de um Blue-Ray). Para transferir estes arquivos são necessárias horas de PC ligado e muita paciência.

O USB 3.0 nasceu para atender a estes requisitos. A essencial característica é a maior capacidade de transição de dados que era de 4 Gigabits por segundo (600MBps), dez vezes mais que a versão anterior. Porém, anunciada na CES 2013, a capacidade de transferência de dados pelas portas USB 3.0 podem chegar à incríveis 10 Gbps ou 1,25GB por segundo. Outro fator importante é que o USB 3.0 suporta equipamentos que necessitam mais energia para funcionar, 900 miliampéres, e não mais os 500 miniampéres da versão anterior.

Os novos dispositivos equipados com USB 3.0 tem por diferenciação a cor azul no barramento onde se encontram os fios de dados, a única exceção é o conector Micro-USB 3.0.

Vejamos algumas vantagens do padrão USB:

Padrão de conexão e compatibilidade - Qualquer dispositivo com conexão USB pode conectar-se com algum computador, smartphone, tablet ou noteebook, Som automotivo, aparelhos de som residenciais, até geladeiras, desde que estes tenham portas USB. (Hoje em dia todos os PCs e Notebooks tem portas USB).

Conexão simultânea na mesma porta - Através de um hub, vários dispositivos USB podem ser conectados na mesma porta. Se usada com “moderação”, em poucos dispositivos, a velocidade de transferência pode não ser alterada.

Plug and Play - A facilidade de conectar o dispositivo e usar prontamente é uma das facilidades mais louváveis das conexões USB. Em antigos métodos, era necessário que o computador fosse reiniciado.

Tipos de conectores USB 3.0

Conector USB 3.0 A - O novo padrão USB suporta mais transição de dados, por isso contém nove fios e não quatro como o antecessor 2.0. No entanto, o conector mantém seu formato igual ao do parente mais velho justamente para poder ainda utilizar as portas 2.0. Os fios complementares de transferência de dados estão ao fundo do conector. Se conectado à porta USB 2.0 os dados são coletados e transferidos somente com a fiação frontal.

O que é USB 3.0, o USB Superspeed? 

 

Conector USB 3.0 B

Os conectores e portas USB 3.0 B assim como na versão anterior é um tipo de conexão adequada para alguns dispositivos de maior porte, como impressoras, scanners, por exemplo. Este conector possui uma área de cabos na parte superior em relação ao antigo dispositivo 2.0 B. Isto significa que os dispositivos 2.0 poderão ser conectados em portas 3.0, porém o dispositivo 3.0 não poderá conectar-se à porta 2.0.

O que é USB 3.0, o USB Superspeed?

 

Micro-USB 3.0

O conector muito utilizado em smartphones e tablets nos dias de hoje passou por algumas alterações mais drásticas para poder contar com os componentes e fios auxiliares colocados ao lado do conector antigo. Ficou menos prático, porém mais rápido.

O que é USB 3.0, o USB Superspeed?

Mesmo com as alterações nas conexões USB 3.0, não haverá uma substituição imediata e repentina sobre o 2.0, até porque muitos dispositivos são ainda bem atendidos pela taxa de transferência menor e esta mudança completa deverá acontecer somente num futuro próximo. Portanto, certamente veremos por muito tempo placas mãe e outros eletrônicos portando as duas conexões.

Veja esta notícia recente sobre o USB 3.1

Mais sobre: usb, usb 3.0, Superspeed USB
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
Continue lendo
    AINDA NÃO SE INSCREVEU?

    Vem ver os vídeos legais que
    estamos produzindo no Youtube.