Fluxograma é uma ferramenta de gestão que auxilia e muito a entender como processos funcionam, além de permitir organizar dados para que haja um melhor entendimento dos meios envolvidos. Veja também tipos de organogramas.

Um fluxograma permite em um processo a visualização dos momentos de decisão, identificação de entrada e saída de dados, assim como seu fluxo operacional e todas suas operações. O fluxograma ainda permite descrever toda a sequência de etapas de um processo.

TIPOS DE FLUXOGRAMAS

Diagrama de blocos: Também conhecido como fluxograma linear, é uma espécie de diagrama mais simples, composto apenas por blocos e não envolve tomada de decisões, permitindo uma rápida noção da sequência de funcionamento de um processo. Muito utilizado em instruções de trabalhos simples e macro fluxo de processos.

Download Diagrama de Blocos

Fluxograma de processo simples: É basicamente um diagrama de blocos acrescido de um operador de decisão. Muito útil para indicar uma sequência de funcionamento em processos simples, que depende de uma condição para executar um tipo de tarefa.

Download Fluxograma Simples

Fluxograma Funcional: Mostra a sequência das atividades de um processo entre as áreas ou seções por onde ele flui. Útil para processos que não se completam em uma única área, podendo indicar também os responsáveis por cada setor. Esse tipo de fluxograma também pode apresentar uma linha de tempo cronológica, permitindo verificar se existem gargalos no processo.

Download Fluxograma Funcional

Fluxograma Vertical: Também denominado diagrama de processo, é um fluxograma de formato diferente, composto por colunas verticais onde estão disponíveis simbologias referentes aos tipos de processo, descrição, e outra informações referentes à operação.

Download Fluxograma Vertical

Fluxograma ANSI: É o mais completo dos fluxogramas e mais utilizado, apresentando uma relação fiel da interação entre as etapas do processo. Possui essa denominação pois foi desenvolvido pela American National Standards Institute. Esse tipo de fluxograma tem origem na programação de sistemas, mas atualmente é muito utilizado em gestão de qualidade e negócios.

Download Fluxograma ANSI

Você pode conferir mais sobre fluxogramas neste link do Oficina da Net.

Com informações do: Doceshop