O WhatsApp surgiu graças à ascensão e abertura do mercado para os famosos aplicativos das plataformas mobile que chegaram para o celular da era moderna e uma versão bem melhorada de comunicação instantânea. Uma simples troca de mensagem pode agregar um novo layout, uma ideia e até mesmo a possibilidade de trocar facilmente vídeos, fotos e mensagens de voz, sem precisar pagar muito para utilizar.

Graças às facilidades para se comunicar, o WhatsApp chegou ao mundo com um diferencial inédito: busca a informação de contato do próprio sistema. Um mercado não identificado por nenhuma empresa antes, e isso gerou muita facilidade para agregar e sincronizar os contatos da sua agenda telefônica para você ter o contato na sua rede de amigos do WhatsApp.

O que é o Whatsapp?

O WhatsApp é funcional para qualquer marca de celular e diversas plataformas, como Android, Windows Phone e iOS. Grátis por tempo limitado para várias plataformas, os usuários da queridinha das mensagens instantâneas vão ter que pagar U$ 0,90 para utilizar - valor em conta se comparado a outros aplicativos disponíveis, além de ser um aplicativo para multiplataformas, dando a certeza de conexão com os outros aparelhos, independente da marca de seu celular.

A certeza de conexão que envolve o app WhatsApp dá a comodidade de várias conversas ao mesmo tempo, com a possibilidade de enviar fotos dos seus arquivos pessoais armazenados no celular ou até mesmo enviar uma mensagem de voz e por gravação. Poucos minutos são gastos para contatar o seu amigo, que veio através da agenda telefônica de seu chip e automaticamente aparecerá no WhatsApp caso ela tenha também o aplicativo.

O que há de mais novo no WhatsApp?

Mais do que um simples comunicador instantâneo, o WhatsApp é um serviço para trocar mensagens via "startup", a plataforma de comunicação instantânea está sendo disputada por muitas empresas ao ter oferecido a proposta para a compra do aplicativo - atualmente comprada pelo Google por aproximadamente 1 bilhão de dólares. A inovadora ferramenta de buscar os contatos através dos números de telefone que constam na sua agenda é a melhor forma de garantir que todos os seus contatos estejam também em sua rede de amigos do WhatsApp, facilitando a comunicação entre conhecidos, parentes, colegas e amigos, até mesmo daquele taxista que você precisa. O WhatsApp pode ser utilizado com acesso pela internet do Smartphone via Wi-Fi ou 3G e poderá ser o grande auxiliador nas horas que você mais precisa falar com alguém.

Em julho de 2013 o WhatsApp atingiu 250 milhões de usuários, uma marca enorme para a empresa. Em outubro de 2013 a soma aumentou para 350 milhões de usuários, em 3 meses mais 100 milhões de usuários aderiram ao app.

Com poucos cliques você já pode enviar uma mensagem para seu amigo e iniciar uma conversa rápida e fácil para qualquer ocasião - um recado, uma notícia, um assunto urgente, coisas de última hora, ou ainda uma urgência - é só acessar a Web por seu Smartphone e o caminho percorrido é muito mais fácil do que você imagina.

Em uma tela harmoniosa e estilizada em cinza, você verá um ícone "+" no canto direito do aplicativo, e, ao tocar, aparecerão todos os seus contatos de sua agenda telefônica na forma de lista de nomes para escolher com quem você fará contato. Basta tocar no usuário para iniciar uma conversação individual ou em grupo, escolhendo se você quer contatá-lo ou enviar alguma foto, vídeo, áudio, endereço, contato de outras pessoas ou até tirar uma foto em tempo real para mandar. Para prosseguir a conexão com seu amigo, na parte inferior da conversação há um menu de itens para inserir fotos, emoticons e desenhos, com uma função e interface simples e "clean" para focar no que está sendo falado.

Outra ferramenta inovadora do WhatsApp é a possibilidade de fazer grupos de amigos e compartilhar mensagens com todos no aplicativo, sendo fotos, vídeos, imagens, áudio e outras informações para você ter a possibilidade de marcar aquela festa com a galera.

WhatsApp agora com mensagem de áudio:

O aplicativo da WhatsApp ganhou um novo atrativo neste dia 07 de agosto de 2013, agora é possível trocar mensagens de voz. A função começou a ser liberada na terça-feira (6) para Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e Symbian. As mensagens de voz no WhatsApp poderão ser gravadas pelo usuário e após serem enviadas para algum contato em tempo real. Vale lembrar que já é possível trocar arquivos de áudio como anexo, porém, com a recente função, o usuário poderá ver quando o seu contato escutou a mensagem e se receberá algum retorno. A WhatsApp também anunciou que já possui 300 milhões de usuários espalhados pelo mundo. De acordo com a empresa, diariamente os usuários trocam mais de 31 bilhões de mensagens, destas, 325 milhões são fotos.

O que é o Whatsapp?

Aplicativos similares ao WhatsApp no mercado mobile

Outros aplicativos surgiram com novas plataformas de sites já existentes como o iMessage e o novo Hangouts do Google. Esses aplicativos oferecem o serviço similar do WhatsApp em relação à conectividade, somente com acesso à internet, porém a democratização dos serviços ainda é limitada. Sabe por quê?

O iMessage é o aplicativo principal de comunicação instantânea da Apple, com a possibilidade de interação entre o celular iPhone Apple, iPad e iPod Touch de maneira grátis - porém, a característica mais falha é que todos os seus contatos devem ter um aparelho listado acima da marca Apple. Caso seus amigos todos possuam um aparelho da Samsung, um dos mais comuns do mercado com a categoria Galaxy, eles não poderão baixar esse aplicativo, pois ele foi desenvolvido somente para atender aparelhos da plataforma iOS.

Outro caso de comunicadores instantâneos do mercado hoje é do próprio Google, dono do Android, mas no caso do Google Hangouts não chega a ser somente um comunicador instantâneo, mas também é integrado na rede social Google+ para conquistar o público a participar da rede social própria.

Veja todas as notícias sobre o WhatsApp.