A empresa aérea TAM está instalando em seus aviões com voos internacionais dispositivos móveis por meio de rede celular e também sinal Wi-Fi, possibilitando assim a seus passageiros o uso de computadores, tablets e aparelhos compatíveis com tecnologia via internet.

A decisão foi tomada após a companhia usar o mesmo sistema em voos domésticos, onde seus usuários puderam através do serviço de conectividade OnAir, realizar chamadas telefônicas, receber e enviar mensagens de texto, acessar a internet e enviar e-mails.

O sistema de conectividade OnAir é baseada na tecnologia SwiftBroadband, em resumo chamada de SBB. Essa nova tecnologia será instalada em aeronaves Boeing 777-300 e nos Airbus A330 e A350 da companhia.

De acordo com a empresa aérea, a tecnologia na frota internacional será implantada somente no segundo semestre de 2012 e todas as aeronaves com voos domésticos deverão ter o sistema implantado até o início do próximo ano.

Conforme o vice-presidente de suprimentos e contratos da TAM Linhas Aéreas, José Zaidan Maluf, afirmou que; "Nossos passageiros querem estar conectados durante os voos, e percebemos isso com a popularidade dos serviços OnAir em nossas aeronaves de rotas domésticas. Não há dúvidas de que a conectividade a bordo se tornará onipresente e estamos determinados a liderar esses segmento... é por isso que seremos a pioneira a oferecer esse serviço completo de conectividade via celular e Wi-Fi a todos passageiros em nossa frota internacional".

A TAM será a primeira companhia aérea da América do Sul a ter internet sem fio em suas aeronaves.