Para entender como tudo isso funciona precisaremos primeiro entender como o Google obtém as informações utilizadas em seus resultados.

Existe um robô chamado Googlebot que fica escaneando a web. Todo o conteúdo produzido na internet pode ser indexado desde que não seja barrado. Para o Googlebot não conseguir encontrar um site existem algumas formas, sendo as mais comuns o arquivo robots.txt e os links nofollow. O arquivo robots.txt é um arquivo que funciona como filtro para os mecanismos de busca na internet permitindo ou não que as páginas de um site sejam indexadas.

Este robô segue links para chegar aos diversos sites espalhados na web. Se não houver nenhum link apontando para o seu site ou se todos estiverem marcados com a tag nofollow o seu site não será indexado. Para agilizar o processo de indexação do seu site no Google você pode utilizar arquivos XML e mostrar para o buscador todas as páginas do seu site.

Quanto mais links existirem apontando para o seu site, maior a relevância dele na web. Isto é utilizado para calcular o tão falado PageRank. Depois de verificada a relevância da página chega a hora dela ser analisada segundo as políticas editoriais do Google.

Google Search Quality

Nesta etapa o Google Search Quality e a equipe antispam revisam e redefinem algoritmos. Mais de 10 mil pesquisadores remotos classificam a qualidade de suas buscas. Também são verificadas as denuncias de spam entre diversas outras analises. Neste momento é que são aplicadas as tão temidas penalidades do Google que podem desde diminuir seu posicionamento nos resultados das buscas como também podem banir sua página fazendo com que ela não apareça mais em nenhum resultado de busca realizado no Google.

Agora que já sabemos como o Google obtém os dados necessários para montar seus resultados vamos ver o que acontece quando um usuário realiza uma pesquisa. Uma das primeiras coisas que o Google faz quando começamos a digitar algo no campo de busca é sugerir palavras chave baseado no que foi digitado em outras ocasiões.

Além das palavras sugeridas são utilizados sinônimos para que resultados similares sejam exibidos nos resultados que logo serão exibidos na tela. Quando o resultado é exibido, centenas de páginas são listadas de acordo com a relevância que elas possuem. As páginas locais, ou seja, mais próximas de você ganham relevância e são exibidas na frente de outras páginas que são, por exemplo, de outros países.

Se você estiver logado com sua conta do Google, poderá verificar que agora também aparecem os sites que seus amigos compartilharam nas redes sociais. Esta informação é considerada como relevante, pois existe grande probabilidade de que uma página compartilhada por um de seus amigos seja realmente importante para você.

Anúncios

Além dos resultados relacionados à sua busca, o Google também exibe anúncios relacionados ao que você acabou de pesquisar. Se o anúncio tem muitos cliques ele pode até aparecer acima do primeiro resultado da sua busca. São diversos passos que acontecem para montar o resultado de sua busca e tudo isso acontece em menos de um segundo.

Agora que você conhece melhor como funciona uma pesquisa realizada no Google deve estar pensando se existe alguma forma de aparecer em primeiro lugar quando alguém pesquisar sobre determinado assunto. Não existe uma forma garantida para que isso aconteça, pois o Google não vende posicionamento nos seus resultados de buscas, mas existem técnicas que você pode aplicar em seu site ou blog para que ele apareça melhor posicionado. São as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que vão auxiliar você para deixar o seu site mais amigável para os robôs que vasculham a internet.

Aqui no Oficina da Net, você encontra um guia completo com diversas técnicas e dicas para melhorar suas páginas e assim ficar melhor posicionado no Google. Este guia tem dicas para quem esta iniciando em SEO ensinando o que você deve e o que não pode fazer quando o assunto é otimização de sites. Agora que você já tem toda esta informação nas mãos, use o Google em favor do seu site!