CADASTRE-SE

Filmes antigos para download; legal e gratuito

Veja como obter legalmente filmes antigos, clássicos e raros. Faça o download, prepare a pipoca e divirta-se! Antes, para assistir bons filmes já fora dos cinemas, era necessário ir a uma locadora ou comprá-los em lojas especializadas.

Daniela P. Maimone Riego (@dani_publica)

Veja como obter legalmente filmes antigos, clássicos e raros. Faça o download, prepare a pipoca e divirta-se!

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3155/movies.jpg

Antes, para assistir bons filmes já fora dos cinemas, era necessário ir a uma locadora ou comprá-los em lojas especializadas. Porém, nem sempre era fácil encontrar todos os títulos, principalmente aqueles com pouco apelo comercial. Com o aumento das velocidades da banda larga e novas ferramentas online essa realidade mudou. Está mais simples e rápido escolher e baixar filmes raros e saudosos. Abriu-se um grande leque e para os cinéfilos de carteirinha isso é um prato cheio!

E o melhor de tudo: é possível fazer esses downloads legalmente, sem qualquer pirataria. É um processo similar ao dos livros, músicas e outras obras autorais. “Após um determinado período de tempo (décadas), o copyright do filme expira e ele pode ser exibido publicamente sem o pagamento de direitos autorais” – Paulo Rebêlo.
Uma excelente notícia!

Veoh, Emol e Public Domain Torrents


http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3155/veoh.jpg

Apesar do foco destes sites ser destinado aos filmes raros, há várias obras dos anos 1960 e 1970 disponíveis, com atores e diretores consagrados. Nesses três projetos é necessário um rápido cadastro. Depois é possível escolher entre as três opções de qualidade: baixa, média e original.

As opções variam de acordo com a sua expectativa. Se for assistir apenas por curiosidade é possível baixar um arquivo menor e com menos nitidez. Agora, se busca boa qualidade, uma imagem de cinema para ser gravada em DVD é preciso fazer o download no formato original. Também é possível visualizar uma versão do filme e desta forma acompanhar se o seu download está sendo executado de forma correta e completa.

Os links para os sites são:

Legendas.tv


http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3155/legendastv.jpg

Para conseguir assistir aos filmes com legendas, há o legendas.tv. É um portal de legendas para filmes, séries, anime e desenhos em português e diversas outras línguas.

Aprenda com quem já testou


Diversas pessoas colaboraram com o artigo do Paulo Rebêlo – Filmes raros e antigos de graça na internet. E legais. Forneceram boas dicas de filmes, sites e caminhos alternativos para encontrar algumas obras de arte do cinema mundial, também legendadas. Vale a pena conferir!

Dica: aconselho verificar quantas vezes o filme foi executado por outros internautas e se certificar de que a obra foi finalizada com sucesso. Existem fóruns esclarecedores nestes sites. Eles são bem completos e ajudam muito a compartilhar e sanar dúvidas. Em alguns comentários selecionados, tanto no artigo do Paulo quanto nos fóruns, as pessoas deixaram seus e-mails e sites para dividir a mesma paixão por filmes raros.

Download legal sempre!


Acima do saudosismo, é importante valorizar a ideia da legalidade. É possível ter um excelente lazer sem infringir qualquer direito autoral. É a divulgação cultural por meios válidos e lícitos. Além disso, é muito legal observar o interesse das pessoas em conhecer esse universo dos grandes clássicos. Afinal, momentos inesquecíveis merecem um comprometimento maior que o simples ato de assistir, é preciso entender a obra e seu verdadeiro contexto na história do cinema.

Boa sessão pipoca para todos.


Indicações
Emerson Pereira – http://www.emersonpereira.com.br/dvds.htm Atividade: Garimpeiro de DVDs Raros& Cidade: Rio de Janeiro& “Se o filme desejado não estiver disponível, recomendo o meu site na seção DVDs. Talvez eu consiga ajudá-los a encontrá-lo”.

José Gomes da Silva - gomes40630@ig.com.br Atividade: funcionário público& Cidade: Alagoinhas& Possui um acervo de 600 filmes, 50% original e 50% alternativos (copiados). Aceita compartilhar filmes e também se interessa por novos.

Cláudio – http://www.acervodocolecionador.com.br/asp/Default.asp Atividade: Aposentado Cidade: Recife “Gostaria de informar que, como colecionador, tenho quase todos os filmes raros procurados pela maioria. Só não é grátis, cobramos para gravar em VHS ou em DVD-R”.



Recomendamos:
Comentários:

TOPO