CADASTRE-SE

A estrutura analítica do projeto - EAP

151 8 comentário(s) Luciano Costa (@costaluciano)

EAP nada mais é do que a estrutura analítica do projeto, sua principal função é quebrar o projeto em pequenas partes deixando-o manejável e de fácil controle.

Salve galera, neste artigo estarei abordando a EAP, etapa muito importante para organização de todo projeto. EAP nada mais é do que a estrutura analítica do projeto, sua principal função é “quebrar” o projeto em pequenas partes deixando-o manejável e de fácil controle.

A EAP é estruturada no formato de árvore hierárquica (de mais geral para mais específica) orientada às entregas que precisam ser feitas para completar um projeto.

Descrição formal: Em Gerência de projetos, uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP), do Inglês, Work breakdown structure (WBS) é uma ferramenta de decomposição do trabalho do projeto em partes manejáveis. É estruturada em árvore exaustiva, hierárquica (de mais geral para mais específica) orientada às entregas (deliverables) que precisam ser feitas para completar um projeto.

Confira nosso curso: Programação Orientada a Aspectos - Princípios, Práticas e Padrões de Projeto em Java

Como detalhar a EAP?

Alguns profissionais de gestão de projetos usam uma técnica chamada 8 a 40, que nada mais é o tempo mínimo e o máximo de cada tarefa. Imaginem 10 tarefas de 2h, como seria complicado controlar varias tarefinhas não seria? Por isso no momento de quebrar uma tarefa e descrimina-la na nossa EAP, criamos pacotes que tenham no mínimo 8h. Isso nos ajuda a ter pacotes mais controláveis e de uma forma geral facilita a gerencia de entregáveis.

O mesmo vale para o numero 40, geramos pacotes que tenham no máximo 40h. Agora pensamos o inverso, imaginem gerenciar tarefas que durassem 3 meses? Seria muito complicado sem contar que podemos dizer que o gerente não fez uma boa decupagem do escopo. Abaixo estou apresentando um modelo de EAP que servirá para gerenciar um projeto de site. Notem que dividi o projeto em etapas e dentro destas criei a listagem de tarefas a ser executada.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3047//td_eap.jpg

 

Dicionário da EAP:

O dicionário da EAP é um documento gerado pelo processo de ESTRUTURA ANALITICA DO PROJETO. Este documento fornece descrições mais detalhadas dos componentes da EAP, inclusive dos pacotes de trabalho e contas de controle. Abaixo um exemplo básico de dicionário da EAP .

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3047//td_teste.jpg


Dicas sobre EAP/dicionário EAP.

  • WBS Chart Pro é um ótimo software para criação da EAP
  • Faça “quebra” do projeto para facilitar o seu gerenciamento
  • Organize sua EAP em etapas de trabalho
  • O dicionário da EAP é um sub-documento da EAP
  • Faça o dicionário da EAP sempre


Bom gente espero que o artigo acima seja útil para alguém, grande abraço e até breve.



Recomendamos:
 
Comentários:



TOPO