CADASTRE-SE

Blogs›  blog›  blogger

Como escrever um blog?

Aprenda como escrever um blog para que tenha bastante leitores, seja respeitado e tenha credibilidade. Um dos pontos mais importantes é ter cuidado com a sua escrita, pois mesmo em tempos modernos onde valorizamos a linguística temos que ter um pouco de cuidado com a nossa gramática que necessita estar expressa de forma correta.

Gregory Laborde (@gregoryylaborde)

A importância do cuidado com a gramática na escrita de um blog


Hoje iremos conversar um pouco sobre como escrever em blogs. Um dos pontos mais importantes é ter cuidado com a sua escrita, pois mesmo em tempos modernos onde valorizamos a linguística temos que ter um pouco de cuidado com a nossa gramática que necessita estar expressa de forma correta.

Ao escrever em um blog tente sempre fugir as expressões da web e suas abreviações. Deixe esta linguagem para os usuários comentarem os seus posts. Seja igualmente cauteloso nos micro blogs como Twitter e Identica, pois o seu conteúdo estará a vista na rede. Cuidado com a linguagem utilizada não se faz necessário ter um linguajar altamente culto, mas sim uma linguagem clara e acessível a todos que leiam determinado conteúdo e possam, interpretá-lo rapidamente.


Um pouco mais de atenção com as palavras


Sabemos que a escrita é um blog é altamente pessoal e de cunho informativo, mas tenha um pouco de cuidado. Não é só por que você está expressando o que sente vai sair distribuindo palavras de baixo calão e afins em suas postagens. Isso diminui a sua credibilidade como escritor. Um outro grande problema que encontramos na escrita da grande maioria dos blogs, é o trabalho com siglas que muitas vezes não tem o seu significado expresso dentro do texto, isto complica muito a vida do usuário, uma sugestão para sanarmos esse problema é a utilização. Veja também 5 dicas para ganhar dinheiro com o blog.


Cautela com a estética das palavras e parágrafos


Evite parágrafos muitos longos para que os leitores não fiquem cansados e tenham problemas na interpretação dos seus textos, tornando a leitura mais atraente e agradável. Procure não utilizar analogias elas podem dificultar a compreensão do seu texto no blog pois a ideia é ter um espaço horizontal com fontes de informação práticas e simples. Seja o mais coerente possível em sua informações. E evite utilizar gerúndio no seu texto, gera a impressão de falta de objetividade textual. Evite expressões de sua oralidade cotidiana que indique a sua região bem como não fique criando versinhos e rimas no texto do seu blog ( caso ele não seja de poesia ou coisas do gênero).


A importância da estrutura e conteúdo de um blog


É interessante para garantir que o seu blog tenha credibilidade em um mercado tão grande que o usuário tenha sempre acesso a informações dos autores do blog para que se possa buscar referencias sobre estas pessoas e seus conteúdos passados. Escreva sempre uma resenha de no mínimo três linhas que o usuário possa ter uma noção de que tipo de conteúdo ele estará tendo acesso, isso atrai muitos leitores.


Ajude o seu usuário


Deixe exposto para o usuário uma linha do tempo de postagens semelhantes para facilitar a navegabilidade e busca por conteúdos semelhantes dentro de seu site, as categorias devem conter informações suficientes para que os usuários possam fazer uma leitura previa do conteúdo sobre determinada postagem. Busque sempre na linha do tempo das postagens deixar sempre a mais atualizada no topo.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3379/td_keyboards.jpg

Proporcione ao seu usuário a continuidade de conteúdo, deixe perceptível para ele que determinada postagem pode possuir uma sequência, isto é uma ótima dica para atrair a atenção dos leitores pois eles ficaram interessados na continuidade da postagem e assim assinaram os seus Feeds para estar sempre antenados nos seus conteúdos.

Muita atenção no conteúdo do seu blog foque em uma temática de escrita para que seja possível atrair leitores fieis, bem como clientes interessados em seus leitores assim todos ganham com o foco no trabalho.


Cuide da estrutura de visualização


Tenha cuidado com a interface de seu blog trabalhe com as cores de forma sinérgica, evitando a sobrecarga de visualização para o usuário não gerando confusão para que sejam acessados os conteúdos. Desenvolva uma logo marca para registrar na mente de seus leitores a sua identidade, lembre-se sempre que e necessário existir sintonia entre as cores da sua logo e as do layout da página.


Títulos e keywords


Os títulos devem trazer de forma clara o conteúdo da postagem de seu blog, e nele conter algumas keywords ( palavras chave) para que suas publicações sejam facilmente encontradas nos sites de busca e também dentro de sua própria página.


Uma boa URL é importante


A URL traz as principais informações de um site ou postagem, sendo assim as informações ficam subliminares para os leitores, onde é possível otimizar o processo de busca. Uma outra questão bastante interessante é manter as palavras chave em negrito para que os usuários percebam e consigam de forma intuitiva perceber isto.


As imagens do seu blog


Nos tempos de hoje se faz necessário ter cuidado com os direitos autorais das imagens para evitar problemas com direitos autorais indique sempre os créditos das imagens. Quando postar uma imagem faça o upload das imagens diretamente do computador, pois caso você utilize imagens de outros sites isso pode acarretar problemas futuros, os outros sites podem sair do ar e por conseguinte as imagens também , mas se você tem as fotos em sua pagina isso não irá acontecer.


Possuir um nome de domínio é a chave para o sucesso


Hoje a imagem é tudo, no mundo do weblog o nome de domino é essencial para que você seja tratado não como um iniciante que possui seu produto hospedado em blogspot.com ou qualquer outro do gênero. Isso gera a impressão de amadorismo desta forma pouca credibilidade é dada ao seu site. Veja também 20 dicas para divulgar seu blog.

Possuir um domínio próprio nos dias atuais não é tão caro assim, isto dará a você mais visibilidade para os seus clientes em potencial e também os leitores, em contra partida será bem mais fácil gerenciar o seu conteúdo pois você não estará sujeito a interferências de um serviço gratuito.


Concluindo


Não basta apenas ter boa gramática ou um texto convidativo para o leitor mas sim, personalidade no ato da escrita para que se obtenha sucesso neste mundo tão dinâmico e concorrido que é o weblog.



Recomendamos:
Comentários:
Compartilhe com seus amigos:


destaques da home page
Cadastre-se em nossa newsletter:

As melhores histórias em seu e-mail:




TOPO