Intranet›  

Intranet - Conceito e Objetivos

17 8 comentário(s) Cibele Renesto

Este artigo irá fazer uma breve descrição do que é uma intranet e seus principais objetivos.

Olá! Este é meu primeiro artigo para a Oficina da Net e, escolhi um tema para tratar do qual possuo bastante intimidade e vivência: Intranet

Conceito

Claro que para muitos o conceito de intranet já está bem claro e outros tantos trabalham com isso mas, para aqueles que ainda não conhecem bem sobre o assunto, vale a pena uma breve leitura sobre o que é a tal intranet. Bom, imagine um portal de notícias super recheado de assuntos diversos, promoções e tudo o mais. Bem interessante não é? aliás, a maioria das pessoas acessam esses mega portais pelo menos umas duas vezes ao dia para ler notícias e se manter informado. Pois bem, a intranet funciona mais ou menos como um desses mega portais só que com conteúdo corporativo.

Numa empresa existem departamentos e, nas rotinas desses departamentos, existem documentos, circulares, formulários e lógico, milhares de e-mails notificando um e outro sobre uma mudança aqui, uma novidade ali e etc. A idéia da intranet é justamente centralizar os procedimentos, circulares, notícias, formulários e informações comuns para os funcionários em um só local: o portal

Ok. Não vou esquecer de falar sobre a infra-estrutura. A intranet roda em um servidor local da empresa que tenha o serviço de web ativado (tanto faz, linux, windows, depende da infra de rede que a empresa possui e qual linguagem o desenvolvedor web vai usar). Se na empresa todos os usuários tiverem acesso à internet, uma excelente opção (fica um pouquinho mais lento) é montar uma extranet. O Conceito é o mesmo da intranet (neste caso) mas, claro que é exigido autenticação do usuário.  Quero falar mais sobre isso... só quem em outro artigo. Voltemos à intranet.

Em suma, a intranet é semelhante a um site da Web e usa protocolos da Internet, mas é uma rede interna exclusiva de uma empresa.

 

Objetivo

O principal objetivo de uma intranet é, como já dito, centralizar documentos, formulários, notícias da empresa e etc. O que se ganha com isso? o funcionário passa a ter um canal onde pode obter informações gerais sobre praticamente tudo o que precisa.

Por exemplo: Na área de Recursos Humanos, existe um botão com link para Plano de Saúde; nesta seção estão todas as informações sobre o plano oferecido, quanto a mais o funcionário paga para adicionar um dependente ou para mudar a categoria de enfermaria para apartamento, link para o site do convênio e lógico, um formulário on line para elogio e as tradicionais reclamações onde o conteúdo cai direto no mailbox do responsável por este benefício da empresa.

Deu pra imaginar quanto tempo o funcionário economiza nessa? ele deixou de ligar para o RH, descobrir quem cuida de plano de saúde e ainda pôde fazer sua reclamação (ou elogio) por e-mail.

Então, para concluir, o objetivo de se implantar uma intranet é criar um canal de comunicação direto entre a empresa e seus departamentos e os funcionários buscando redução de custos (estamos falando em tempo, impressão de documentos e ligações telefônicas) e maior velocidade na divulgação e distribuição das informações.

Visual!


Esta é uma imagem capturada do projeto no qual estou trabalhando atualmente. Para preservar os direitos da empresa, o nome e referências sobre a mesma foram "discretamente" ocultados.

Após ler tudo isso você deve estar se perguntando: Eu não tenho nem 1000 funcionários, vale a pena ter um recurso de Intranet? A resposta é simples e direta. Sim, vale a pena, Abaixo algumas vantagens, acompanhe:

1)A comunicação fica menos conturbada com menos pessoas envolvidas:

Imagine que em um local de trabalho a comunicação é aberta, não digo que não tenha o seu lado positivo, mas no geral, sempre acaba gerando algum problema. Assim, levando em consideração o uso somente da Intranet as pessoas não terão como manter comunicação com outros setores para debater assuntos desnecessários para a empresa.

 2)Economia de tempo:

Com o uso da intranet em uma determinada empresa, as informações chegam de forma mais direta, assim, os funcionários não precisarão percorrer vários caminhos até chegar até ela.

3)União:

Por se tratar de uma rede corporativa, os funcionários não perdem tempo abrindo e visualizando e-mails quando é necessário trocas de informações ou avisos.

4)Pode seguir vários formatos:

A intranet não precisa ter um formato convencional, sem graça e rotineiro. Em alguns casos, pode ser desenvolvida em formato de  um blog bastante criativo, atualizando a equipe sobre novas rotinas,  ações de RH, lançamentos de novos produtos e serviços, cursos, calendário de eventos ou qualquer outro assunto que seja relevante a empresa e seus funcionários.

5)Fácil utilização:

Mesmo com a grande quantidade de recursos, é muito fácil usar a intranet. Ela funciona como qualquer website, dentro do browser e, por isso, a navegação é muito simples e direta.

 

É isso ai! No próximo artigo vou falar sobre o projeto de intranet.
[ ]´s
Cibele Renesto

Recomendamos para você
 

Comentários
Compartilhe com seus amigos:
Novidades
Compartilhe com seus amigos:
últimos reviews
  • 8,1
    Review Zenfone 5
    Tela de 5 polegadas, câmera de foto e vídeo superiores aos concorrentes, boa usabilidade e preço baixo. A Asus acertou n...
  • 6,4
    Review Nokia Lumia 635
    Testamos hoje o Smartphone Nokia Lumia 635. Confira abaixo o que achamos.
  • 8,1
    Review Samsung Galaxy S5
    O smarphone primogênito da família Galaxy é a evolução de seus descendentes, evolução porque não há grandes novidades, m...



TOPO