Uma ótima alternativa para você que deseja ter um sistema UNIX/Linux instalado em seu notebook é o gOS, desenvolvido pela Good OS (responsável também pelo projeto "Cloud"). Teve sua estréia operacional em novembro de 2007, nos famosos Everex gPC, comercializadas pela WallMart.


gOS, distribuição Linux, de interface intuitiva e atraente.

Durante algum tempo especulava-se que seria o sistema operacional da Google, que chegava para fazer frente aos sistemas proprietários da Microsoft e Apple, porém, nada disso é verdade. Essa distribuição Linux, realmente chama muita atenção por exibir em sua área de trabalho o Engage, uma aplicação "dock", que funciona como uma barra de atalhos, contendo todas as principais ferramentas da Google, daí provavelmente originou-se a confusão. Além disso, agrega também diversos gadgets interessantes: calendário, relógio, previsão do tempo, notícias, busca para Wikipédia. Mas dois, especialmente, chamam muito a atenção para aqueles que possuem notebooks, o gadget controlador de bateria e o verificador de sinal de banda wireless, que acabam facilitando e muito a vida do usuário.


Engage dock e gadgets, características especiais do sistema.

No gOS, existem outros importantes detalhes a serem considerados, que tornam o sistema muito fácil de usar e instalar, a começar pela sua interface intuitiva, que é um dos "poréns" que ainda afastam usuários acostumados com Windows e Mac, dos sistemas baseados em UNIX/Linux. Outros pontos fortes: a facilidade de configuração do sistema, a grande quantidade e qualidade dos aplicativos incluídos no pacote de instalação (OpenOffice, Gimp, Skype, Firefox, e o emulador Windows Wine, são alguns deles), mas nada como a leveza, o gOS é extramente leve, ideal para quem precisa executar tarefas sem se preocupar com o desempenho do computador, tendo em VISTA, que alguns sistemas acabam muitas vezes, mais atrapalhando do que ajudando. Em TI, existe uma verdade universal: O bom sistema, é aquele em que não se percebe sua execução.


Visualização 3D do desktop.

Baseado na famosa distro Ubuntu, o gOS, está na versão 3.1, conta com o GNOME como gerenciador gráfico e DEB para gerência de pacotes. É gratuito, compatível também para qualquer PC, não somente para notebooks, cabe em um simples CD e pode ser facilmente encontrado no site abaixo:

www.thinkgos.com/gos/download.html