Sem sombra de dúvidas a luta contra o desperdício de tempo para profissionais da área da tecnologia é constante. Correr contra o tempo é um termo muito utilizado no setor, e isto deve obrigatoriamente terminar. Faça o tempo correr atrás de você e não o inverso.




Muitos projetos, este é um fator pelo qual o desenvolvedor em geral tem ocupado o seu tempo. A transição de um para outro faz com que o foco e concentração se dissolvam. Trabalhar em muitos projetos diariamente não é produtivo, pelo contrário, é desgastante. Foque seu trabalho em um projeto por dia. Planeje a semana para que isto aconteça, e trabalhe arduamente durante o dia. O ideal é que consiga trabalhar mais que um dia em um projeto. Se a disponibilidade de prazo for considerável, é aconselhável que trabalhe de 2 a 3 dias em um projeto e então troque para outro, para que possa dar continuidade simétrica a todos.

Aos que trabalham em projetos longos e de muito trabalho não há muito que ser feito, a não ser “pegar no batente”. Trabalhe de forma que consiga manipular seu tempo a seu favor, planeje tarefas diárias e tente executá-las em menor tempo possível, e de forma correta. Afinal, entregar o projeto no prazo é ótimo, e sem quaisquer erros melhor ainda.


Dispersão:


Outro fator é este. A internet pode muitas vezes ser o principal vilão da dispersão do trabalho. Caso tenha problemas com isto, o que pode ser “normal” tente controlar, use de 10 a 15 minutos antes de iniciar o trabalho e de 10 a 15 antes de ir embora, desta forma você trabalha e pode também dar “aquela navegada” sem que prejudique seu desempenho na empresa.

Incapacidade de concentrar é outro motivo da dispersão. Muitas vezes o ambiente de trabalho não favorece, muita claridade ou muita escuridão, barulho excessivo, conversas paralelas são os principais inconvenientes para a concentração. Se este for seu problema sugiro que converse com seu chefe, ninguém melhor que ele para tentar resolver e ajudar você no desempenho, afinal será benéfico para ele também.


Trabalho em excesso:


Fator de risco até mesmo para a saúde, trabalhar em excesso pode afetar todo seu desempenho. Dias mal aproveitados, noites mal dormidas, cansaço e preguiça são o resultado disto. Planeje trabalhar de 6 a 10 horas por dia não mais que isto. Descansar a noite, alimentar-se bem são dicas importantes para que esteja disposto a trabalhar, e nada melhor do que uma noite bem dormida, não?


Conhecimento:


A busca por conhecimento deve ser constante no seu trabalho, aprender, inovar e renovar são atos que devem ser buscados a qualquer custo. Novidades e tecnologias recentes podem ser absorvidas por você, basta estudar e correr atrás. Hoje a tecnologia nos provem coisas que fazemos em menos tempo do que fazíamos meses ou anos atrás.

E você o que pensa sobre isto, tem algum dos problemas acima? Gostaria de tentar resolvê-los, comente abaixo e no que eu puder, ajudarei com certeza!