Montando uma rede doméstica sem fio com o Windows XP sem roteador

5 Comente abaixo Jonathan Lamim (@jlamim)

Com o avanço das tecnologias, o uso do wireless se tornou praticamente obrigatório no ambiente corporativo e está tomando conta do ambiente doméstico também, só que o que muitas pessoas nào sabem é que existe a possibilidade de se criar uma rede wireless sem ter um roteador, ou seja, usando apenas a conexao wireless dos computadores que farão parte da rede.

Com o avanço das tecnologias, o uso do wireless se tornou praticamente obrigatório no ambiente corporativo e está tomando conta do ambiente doméstico também, só que o que muitas pessoas nào sabem é que existe a possibilidade de se criar uma rede wireless sem ter um roteador, ou seja, usando apenas a conexao wireless dos computadores que farão parte da rede.


Para poder montar essa rede você poderá utilizar a rede wireless já existente nos casos de notebook, ou instalar cartões de rede sem fio, podendo assim montar uma rede com computadores desktop, sem a necessidade de cabos e de um roteador.


 Configurando o Computador Host

Confira nosso curso: Curso de redes de computadores


Se o computador está um ambiente em que haja outras redes sem fio ao alcance, o Windows deverá exibir automaticamente uma lista de redes disponíveis. Entretanto, se não houver redes sem fio ao alcance, o ícone de conexão sem fio pode exibir um "X" vermelho e pode não abrir automaticamente a janela Exibir Redes sem Fio. Para abrir essa janela, clique no ícone para a conexão sem fio.


Não selecione uma rede disponível nesse momento se alguma for exibida na lista das Redes Disponíveis. Se seu computador se conectou anteriormente a um ponto de acesso preferido, remova todos os pontos de acesso preferidos. Isso irá assegurar que uma conexão seja estabelecida somente à rede ad hoc que você está tentando configurar.


 


Em seguida, clique na guia Avançado no topo da janela. Selecione Somente redes computador-a-computador (ad hoc) e desmarque a caixa Conectar automaticamente a redes preferenciais se selecionada. Essa configuração, junto com a remoção de redes preferidas, assegura a conexão somente à rede ad hoc.


Clique novamente na guia Redes sem fio. Abaixo de Redes Preferidas, clique em Adicionar, como mostra a Figura 1. Na caixa de diálogo Propriedades da Rede sem Fio, especifique um Nome da Rede (SSID). Utilize qualquer nome desejado, mas assegure-se de usá-lo para configurar todos os computadores. Observe que o tipo de rede já está marcado como rede computador-a-computador e que isso não pode ser mudado uma vez que já foi especificado que uma conexão deveria ser feita somente para redes ad hoc.



As configurações do Protocolo de Equivalência Sem Fio (WEP) não estão sendo configuradas nesse momento porque é mais fácil conseguir uma rede sem fio ad hoc executando sem problemas antes de tentar configurar a criptografia de dados WEP. A decisão sobre usar ou não o WEP deve se basear no seu ambiente. Na maioria dos casos, para melhor proteção e segurança, depois que sua rede ad hoc estiver funcionando adequadamente, você deve retornar às Propriedades da Rede Sem Fio e especificar as configurações do WEP.


Depois de configurar o nome da rede (SSID) na caixa de diálogo das Propriedades da Rede Sem Fio, a nova rede ad hoc será exibida com um ícone PC Card para designar que essa é uma rede computador-a-computador.



Observe o X vermelho. Quando um segundo computador estiver ao alcance e a nova rede ad hoc estiver conectada, a exibição muda para mostrar uma rede computador-a-computador em atividade sem o X.


 Configurando um Computador Cliente


Quando outro computador (desktop ou notebook) estiver na área de alcance da freqüência do wireless a guia Redes Sem Fio exibe uma lista de redes sem fio ad hoc ou pontos de acesso sem fio ao alcance, como mostra a figura abaixo.



A nova rede ad hoc aloha4321 está listada. Destaque o nome da rede e então clique em Configurar. Como o WEP não será configurado agora, clique em OK


Compartilhando a Conexão


Agora que uma rede sem fio ad hoc foi criada com sucesso, iremos configurar o Compartilhamento de Conexão com a Internet.


1.       Abra as Conexões de Rede no computador host. (Vá até Iniciar, Painel de Controle, clique em Alternar para o modo de exibição clássico e então clique em Conexões de Rede.).


2.       Clique na conexão a ser compartilhada e, dentro de Tarefas de Rede, clique em Alterar as configurações desta conexão.


3.       Na guia Avançado, marque a caixa de opção Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão à Internet deste computador.


4.       Se você não está usando um firewall de terceiros e ainda não configurou o Firewall de conexão com a Internet (ICF), assegure-se de marcar a caixa habilitando esse recurso.


5.       Finalmente, você tem a opção de habilitar a configuração para deixar outros usuários controlarem ou habilitarem essa conexão.


Depois de concluir a configuração ICS, a janela Conexão de Rede no computador host irá exibir a conexão Ethernet com fio original e exibirá o status como Compartilhada e Habilitada. A janela de Conexão de Rede no computador cliente irá exibir a conexão no host como um Gateway de Internet.



O(s) computador(es) cliente deve(m) agora receber uma classe privada, um endereço IP não-roteável na faixa de endereço 192.168.0.* via DHCP do computador host e devem ter uma conectividade total com a Internet.


 Configurando o WEP


Como a conectividade foi estabelecida com sucesso, o próximo passo é voltar às Propriedades de Rede e determinar as configurações do WEP para garantir a melhor segurança possível para a rede ad hoc.


No computador host, abra a caixa de diálogo Propriedades da Rede sem Fio e selecione a caixa de opção Criptografia de dados (WEP ativado). Consulte a documentação fornecida pelo fabricante do seu cartão sem fio para o formato e comprimento de chave.



Utilize o nível mais alto de criptografia possível (comprimento da chave) que for suportado pelo seu hardware e drivers. Os cartões Agere’s Orinoco Silver foram usados aqui e somente suportam o WEP de 64 bits (também conhecido como 40 bits). Se você estiver usando uma chave de rede ASCII, assegure-se que você escolheu caracteres e letras aleatórios e que não podem ser adivinhados facilmente. O passo final é utilizar as mesmas configurações de criptografia e chave e configurar o(s) computador(es) cliente. Para segurança adicional, considere mudar a chave semanalmente.


 Rede Privada Instantânea


Uma rede sem fio ad hoc fornece um método para compartilhar uma conexão de Internet mais barato que uma solução de roteador sem fio/roteador mais ponto de acesso separado. Além disso, permite uma forma rápida e simples de estabelecer meios de compartilhar dados e documentos para grupos sem LAN ou conexão à Internet externas. Sem um servidor DHCP disponível, o Windows XP oferece um endereço de IP privado automático entre 169.254.0.0 e 169.254.255.255 para adaptadores de rede. Se você está sentado em uma mesa de conferência com um grupo de colegas e acha que todos precisam desesperadamente de uma apresentação em Power Point no computador de um associado que está do outro lado da sala, configurar uma rede sem fio ad hoc instantânea pode ser a solução, permitindo que todos copiem o arquivo para seus computadores pela rede sem fio. Você precisará ter o mesmo grupo de trabalho configurado com permissões apropriadas para compartilhamento de arquivos e impressão, e você nunca terá que esperar novamente para se conectar à Internet ou a uma LAN corporativa para receber cópias de documentos de necessidade urgente.

Recomendamos para você
 

Compartilhe com seus amigos:
Mais de Redes
  • História das redes de computadores
    História das redes de computadores
  • Qual a diferença entre redes Wifi A B G N?
    Qual a diferença entre redes Wifi A B G N?
  • Como funciona a internet via rádio?
    Como funciona a internet via rádio?
  • Sites não carregam. Como resolver?
    Sites não carregam. Como resolver?
  • O que é Fibra Ótica e como funciona?
    O que é Fibra Ótica e como funciona?
Compartilhe com seus amigos:
últimos reviews
  • 8,4
    Review Samsung Galaxy K Zoom
    Nessas 2 últimas semanas passou por nossas mãos o potente Galaxy K Zoom, veja o que achamos dele.
  • 8,6
    Review Moto X - Segunda geração
    O aparelho da Motorola é a prova “viva” que o que está ótimo pode melhorar ainda mais.
  • 8,1
    Review Zenfone 5
    Tela de 5 polegadas, câmera de foto e vídeo superiores aos concorrentes, boa usabilidade e preço baixo. A Asus acertou n...

TOPO