Educação a distância (EaD, também chamada de teleducação) é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem. Diz respeito também à separação temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz.

A EaD deve ser vista como possibilidade de inserção social, propagação do conhecimento individual e coletivo. e como tal pode ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.É nesta direção que a Universidade vê a possibilidade de formar cidadão consciente de seu papel sócio político ainda que vivam em regioes onde a oportunidade de ensino de qualidade seja remota ou que a vida contemporanea reduza a disponibilidade para investir nos estudos.

Pretendo aqui fazer algumas breves reflexões sobre o uso das chamadas "Tecnologias de Comunicação e de Informação - TCI" como suporte a ações de educação à distância (EaD). Sem nenhuma pretensão de esgotar o assunto, gostaria de refletir sobre possibilidades que se abrem quando exploramos bem alguns dos recursos inerentes a estes novos meios de comunicação e de produção intelectual.

Este texto foi escrito assumindo que seu leitor pode ter pouca ou nenhuma familiaridade com as Tecnologias de Comunicação e de Informação (computadores, Internet etc.). Por isso a preocupação em explicar com algum detalhe conceitos cuja exata compreensão considero fundamental para avaliar a contribuição destas tecnologias para a EAD.

Tecnologia, o que nos oferece?

Bem, esta resposta e várias outras vamos ver em artigos posteriores com total foco na Educação. Espero que tenham gostado do assunto que iremos abordar aqui e a opinião de vocês é de extrema importância para o desenvolvimento deste assunto.

Até breve.

Fonte: http://www.tvebrasil.com.br