O Google lançou, em 2015, uma versão especial do seu serviço de vídeo projetado apenas para crianças. De acordo com o Google, o aplicativo foi baixado mais de 10 milhões de vezes em seu primeiro ano - e esse número cresceu com o tempo.

O YouTube Kids é uma versão do YouTube que filtra conteúdo impróprio e oferece uma experiência de visualização adaptada a crianças da pré-escola à pré-adolescência. Está disponível como um aplicativo para Android e iOS, e também está disponível através do site oficial do YouTube Kids.

Mas afinal, como funciona essa versão kids? É de graça? Descubra a seguir.

Como funciona o YouTube Kids?

Crédito: Divulgação/YouTube
Crédito: Divulgação/YouTube

O YouTube Kids é um aplicativo e site autônomo que fornece uma interface para que as crianças visualizem uma seleção especialmente selecionada de vídeos do YouTube adequados à idade.

A ideia é que o conteúdo violento e explícito seja eliminado, enquanto o conteúdo educacional e criativo seja enfatizado. Dessa forma, o YouTube Kids é uma experiência mais segura do que o site e o aplicativo regulares do YouTube.

A maneira como o YouTube Kids funciona vai depender de como você irá configurar uma conta para o seu filho. Inclusive, a conta dele é vinculada à sua conta do Google. Isso permite que você controle o tipo de conteúdo ao qual eles têm acesso, coloque um limite de tempo no uso diário do aplicativo e muito mais.

Embora o YouTube Kids não seja perfeito, ele oferece muitas maneiras de os pais protegerem seus filhos de acessar conteúdo impróprio. O YouTube Kids é compatível com anúncios, o que significa que seu filho verá anúncios no aplicativo. Para remover os mesmos, é necessário assinar o YouTube Premium.

Como configurar o YouTube Kids?

  1. Baixe o YouTube Kids (iOS | Android);
  2. Em seguida, toque em SOU PAI;
  3. Logo após, toque na seta para a direita;
  4. Insira o ano em que você nasceu e toque em CONFIRMAR;
  5. Assista ao vídeo de introdução e toque na seta para a direita;
  6. Escolha a conta com a qual deseja iniciar a sessão, e toque em INICIAR SESSÃO;
  7. Depois, leia o formulário de consentimento dos pais e a política de privacidade, introduza a sua palavra-passe e toque em CONFIRMAR;
  8. Feito isso, introduza as informações do seu filho e, em seguida, toque na seta para a direita;
  9. Logo após, escolha o tipo de conteúdo que você aprova e toque na seta para a direita;
  10. Se você concordar com o conteúdo selecionado, toque em SELECIONAR;
  11. Toque em + para adicionar outro perfil ou toque na seta para a direita para continuar;
  12. Por fim, assistir o tour de recursos pai e toque em CONCLUÍDO quando terminar.

Que tipo de conteúdo é permitido no YouTube Kids?

Créditos: Divulgação/YouTube
Créditos: Divulgação/YouTube

O YouTube Kids foi projetado para exibir conteúdos adequados para as crianças para diferentes faixas etárias. Para criar a biblioteca do YouTube Kids, o YouTube usa sua enorme biblioteca de vídeos e a filtra para encontrar conteúdo apropriado para a idade dos seus filhos.

Em suma, isso é realizado, principalmente, através de filtros automatizados. Porém, os vídeos também podem ser adicionados ou removidos manualmente pela equipe do YouTube.

Abaixo, estas são as três categorias de conteúdo básicas encontradas no aplicativo:

  • Pré-escola: Esta modalidade destina-se a crianças muito pequenas que ainda não estão na escola. Os vídeos encontrados nesse modo são voltados principalmente para o aprendizado, o jogo e a criatividade.
  • Mais jovem: Este modo é voltado para crianças entre as idades de 5 - 7. Ele adiciona conteúdo como música, desenhos animados e artes e ofícios para alimentar o lado criativo do seu filho.
  • Mais velho: Este modo é para pré-adolescentes entre as idades de 8 - 12. Você encontrará conteúdo como vídeos de jogos Let's Play e outros conteúdos que atraem essa faixa etária.

O YouTube Kids é pago?

Não, o serviço é de graça. Porém, o YouTube Kids tem funções exclusivas do YouTube Premium, serviço de assinatura da plataforma. Os benefícios podem ser usados na versão tradicional da plataforma e no aplicativo que se destina ao público infantil.

Entretanto, não há nenhuma restrição financeira para criar uma conta e assistir aos vídeos. Para usar essas vantagens, é preciso assinar a versão Premium pela sua conta do YouTube. Depois, abra o YouTube Kids e use a conta do Google para fazer login e ter acesso aos recursos.

O que os pais podem controlar no YouTube Kids?

Na seção de controles parentais do YouTube Kids, você pode definir o tipo de conteúdo que seu filho tem permissão para acessar, aprovar canais e vídeos específicos e também desativar o recurso de pesquisa de vídeos.

Se você quiser ter controle total sobre o que seu filho assiste no YouTube Kids, você precisa aprovar cada vídeo manualmente ou aprovar canais específicos em que confia.

Tenha cuidado ao aprovar um canal inteiro, pois os canais podem adicionar novos vídeos a qualquer momento. Você pode limitar essas aprovações a conteúdos em que confia, como o Disney Junior. A aprovação manual de vídeos e canais também desativa o recurso de pesquisa de vídeo.

Se você preferir manter as recomendações apropriadas para a idade do YouTube, mas não quiser que seus filhos usem o recurso de pesquisa, você também pode desativá-lo manualmente. Isso ajuda a evitar que seus filhos acidentalmente se deparem com conteúdo inadequado devido a um erro de digitação inocente.