Vale a pena comprar a smartband Xiaomi Mi Band 3?

Se você deseja ter um gadget que. além de relógio, seja um monitor de exercícios físicos, exiba notificações de redes sociais e monitore seu sono, confira aqui as funcionalidades da smartband Xiaomi Mi Band 3, e saiba se ela é uma boa opção para você.

Por Xiaomi 5 comentários
Vale a pena comprar a smartband Xiaomi Mi Band 3?

A smartband Xiaomi Mi Band 3 é um dos melhores, se não o melhor gadget do gênero no que se trata de custo benefício. Por menos de R$ 200, você pode obter uma pulseira inteligente fitness, capaz de rastrear seus exercícios físicos, tua atividade cardíaca, seu sono e, é claro, ser utilizado como relógio. 

Seu conjunto de recursos rivaliza com pulseiras que custam significativamente mais. Ao contrário de outras opções com preço similar, a Xiaomi Mi Band 3 é muito mais elegante e completa, porém, nem tudo são flores. Aqui vamos ver as maiores qualidades e os piores defeitos do gadget da fabricante chinesa. 

Vale a pena comprar a smartband Xiaomi mi band 3?

Neste review da Xiaomi Mi Band 3, vamos analisar como o gadget funciona no dia a dia.

Design

A Xiaomi Mi Band 3 tem um design bastante simples, mas o suficiente para dar conta do recado. O dispositivo em si é separado da pulseira, pode ser removida da pulseira e inclusive, volta e meia você precisa separá-los para recarregar a bateria. 

Acessórios - Xiaomi Mi Band 3 Acessórios - Xiaomi Mi Band 3

A Xiaomi disponibiliza pulseiras nas cores preta, azul e vermelha, mas há inúmeras alternativas de terceiros, dos mais diversos materiais e cores. A pulseira que vem com a smartband é emborrachada e lisa, mas há inúmeras opções de terceiros, como pulseiras metálicas e diversas cores diferentes.

Plseias Xiaomi Mi Band 3Pulseiras Xiaomi Mi Band 3

É confortável de usar, graças ao seu perfil fino e peso leve. Existem amplas configurações de tamanho disponíveis, ma o tamanho padrão deve caber na maioria dos pulsos.

A frente do relógio é confeccionado inteiramente em vidro curvo, o que lhe dá uma design muito Premium, levando em conta o preço. 

Xiaomi Mi Band 3 Xiaomi Mi Band 3

A tela OLED fica no meio do painel de vidro da tela, com molduras invisíveis. Esse visual funciona bem e é bom para deslizar e tocar. Também é muito responsiva, tendo bastante resistência a arranhões. Mas se você é uma pessoa meio desajeitado, como eu, utilize o gadget com uma película protetora. 

película protetorapelícula protetora

O único outro elemento interativo é o pequeno recuo na parte inferior da tela, que funciona como uma chave de retorno.

A única desvantagem no que diz respeito a exibição é a falta de visibilidade à luz solar. É muito difícil enxergar o visor sob a luz direta do sol. No entanto, como a maioria das interações é feita no smartphone, isso não chega a ser um grande problema. 

Como um bônus adicional, o dispositivo é resistente à água, o que significa que você pode usá-lo na chuva, no chuveiro ou na piscina, sem se preocupar em estragar seu novo brinquedo.

Resistência a águaResistência a água

Recursos e desempenho

O que faz a Mi Band 3 ser ou não ideal para você é o que você espera de um gadget deste gênero. Como um rastreador básico de saúde, a Mi Band 3 pode fazer muita coisa. Ela conta as calorias gastas, os passos dados, monitora sua frequência cardíaca e registra o seu sono. 

Monitor de freqüência cardíacaMonitor de freqüência cardíaca

Monitoramento da freqüência cardíaca

O monitoramento da freqüência cardíaca parece bastante preciso e consistente. A verificação da frequência cardíaca  oferece uma visão mais detalhada sobre seu desempenho em exercícios, sua pulsação em repouso, e até coisas divertidas, como observar como o seu ritmo cardíaco depois de um café forte. Isso é algo que muitos concorrentes da Mi Band não podem oferecer, mesmo custando mais caro.

Rastreamento de sono

O rastreamento do sono é básico, mas preciso. Você basicamente consegue ver o tempo total dormindo, e como esse tempo foi dividido entre sono leve e sono profundo. Saber que você não está dormindo o suficiente é muito útil para mudar alguns hábitos e ter uma saúde melhor. A detecção do sono é automática, então você não precisa se lembrar de informar ao Mi Band que você vai dormir.

Cochilos mais curtos também são identificados pela smartband, o que é de grande utilidade para quem costuma tirar a "sesta" da tarde. 

rastreamento do sono - Xiaomi Mi Band 3Monitoramento do sono - Xiaomi Mi Band 3

 

Contagem de passos e calorias

A contagem de passos também é muito boa, e você consegue calcular suas calorias com precisão razoável, menos as ressalvas e limitações inerentes a todos esses dispositivos similares.

Contagem de passos - Xiaomi Mi Band 3Contagem de passos - Xiaomi Mi Band 3

Acompanhamento de atividade

O acompanhamento de atividades é um ponto fraco da pulseira. A Mi Band 3 possui apenas dois perfis de atividade: esteira e exercício. Se você planeja levantar alguns pesos e monitorar sua frequência cardíaca durante esse treino - ou até mesmo registrá-lo - ficará muito desapontado. 

Acompanhamento de atividades - Xiaomi Mi Band 3Acompanhamento de atividades - Xiaomi Mi Band 3

O mesmo vale para nadar, praticar uma luta ou jogar uma "pelada". Por exemplo, eu pratico futebol uma vez por semana, e infelizmente não há nenhum controle mais preciso, apenas o contador de passos. 

Já através do aplicativo no smartphone, é possível registrar uma corrida ao ar livre, esteira, ciclismo ou caminhada na aba "treino" , mas ainda sim deixa a desejar, tendo em vista as várias opções de exercícios físicos que uma pessoa pode fazer. 

A única maneira de começar uma corrida ou ciclismo é através do aplicativo. Portanto, você não só precisa do aplicativo para acompanhar a atividade, mas também precisa tirar o telefone do bolso para ativar ou interromper a atividade. É um pouco incômodo. Mas vale a pena, pois você obtém uma quantidade razoável de detalhes depois de uma corrida, incluindo velocidade média, ritmo, passada total, subidas, entre outras coisas. Você também pode ver sua frequência cardíaca, ritmo e outras informações ao longo do tempo, em forma de gráficos. 

O aplicativo também usará o GPS do seu smartphone para mapear onde você esteve. 

Aplicativo Mi Fit

A experiência de software da Mi Band 3 está de acordo com o resto de sua abordagem. Configurar o aplicativo Mi Fit é bastante fácil, e a navegação é bastante direta quando você aprende onde tudo está. 

As informações na home page são apresentadas em uma lista vertical, que permite visualizar dispositivos emparelhados, seu sono, sua freqüência cardíaca, peso e objetivos. Na parte superior da página, há um gráfico mostrando a contagem geral de passos e as calorias queimadas. 

Mi FitMi Fit

Ao tocar nesse símbolo, você terá uma análise mais detalhada do seu dia, com elementos autodetectados, como caminhadas e "atividade leve". Essas atividades não são exibidas em outros lugares do aplicativo, e você não pode expandi-las para ter mais detalhes. 

Há alguns elementos que faltam, como a possibilidade de sincronizar diretamente com o MyFitnessPal, que muitas pessoas que fazem dieta usam. Felizmente, você pode fazer isso por meio do Google Fit, o que salva a Mi Band neste sentido. 

Os recursos sociais limitam-se a adicionar amigos por meio de códigos QR, e você não recebe nenhum dos "insights" ou sugestões, obtidos com alguns aplicativos semelhantes. O aplicativo apresenta os dados, mas você terá que tirar suas próprias conclusões.

O software geralmente faz o trabalho, mas não é perfeito e não traz nada de novo. Se o app fosse mais bem desenvolvido, provavelmente seria possível tirar ainda mais proveito do hardware da Mi Band 3. 

A Xiaomi é geralmente muito boa nesse sentido, então é possível que o aplicativo melhore com o passar do tempo. 

Funcionalidades de smartwatch

Seria generoso chamar a Mi Band 3 de smartwatch, mas seus recursos inteligentes ainda são impressionantes, devido ao seu preço.

Notificações

Você pode receber notificações de cinco aplicativos diferentes, notificações de chamadas e previsão do tempo. 

Localizar dispositivo

Há uma função "localizar dispositivo" muito útil para quem vive perdendo o smartphone por aí. Basta acionar a função, e seu smartphone começará a emitir um apito bem alto. Eu inclusive já poupei muito tempo de procura com essa função. 

encontre o meu telefonwLocalizar dispositivo - Xiaomi Mi Band 3

Cronômetro

A Mi Band 3 também conta com um cronômetro. Não é muito evoluído, mas todo recurso extra é bem vindo.

Bluetooth

Aqui está outro ponto que a Mi Band 3 deixa a desejar. A experiência Bluetooth é bastante inconsistente. No meu OnePlus 5, eu não tive nenhum problema em emparelhar e sincronizar o dispositivo, e ele foi atualizado de forma confiável sempre que eu abria o aplicativo. Mas muitos usuários relatam que, as vezes, tem dificuldade em fazer a sincronização entre os dispositivos. 

Se você está pensando em comprar a Mi Band 3, recomendamos que você faça antes uma pesquisa, para ter certeza que funcione bem com o seu dispositivo.

Conclusões

A Mi Band 3 é incrivelmente barata. Ainda sim, você faz um bom negócio com uma fração da informação que ele coleta, em comparação com a concorrência. Ela não pode proporcionar tudo que um smartwatch de ponta oferece, mas está bem perto, e certamente bate muitos dispositivos significativamente mais caros. 

Contanto que você não seja um atleta profissional, provavelmente terá tudo o que precisa com este dispositivo - de notificações em seu pulso a um bom monitoramento da frequência cardíaca. Apenas leve em conta os problemas de sincronização e a seleção restrita de opções de rastreamento de atividades, ao considerar fazer a compra.

O Xiaomi Mi Band 3 é barata o suficiente para que usuários ainda mais exigentes a comprem, como um dispositivo de backup, e ainda assim gastem bem o seu dinheiro. Se você quer gastar pouco com um monitor de atividades, recomendamos a Xiaomi Mi Band 3.

Compre a Mi Band 3 aqui

    Xiaomi Mi Band 3: Especificações

    • Pedômetro e rastreador de sono
    • Tela touch de 0.78in OLED
    • Pulseira de 24,7cm
    • Impermeável a 5ATM
    • Scanner de frequência cardíaca
    • Bluetooth 4.2
    • Bateria de 110mAh (20 dias de vida)
    • 20g (pulseira de 11g, rastreador de 9g)
    • compatível com Android 4.4 + / iOS 9.0+

    Pontos Positivos

    • Valor baixo
    • Design aprimorado 
    • Leve e confortável 
    • Excelente vida útil da bateria 
    • Monitoramento da freqüência cardíaca 
    • Rastreamento preciso

    Pontos Negativos

    • Sem opção de iniciar manualmente o monitoramento do sono 
    • Sem opção de monitorar automaticamente o pulso 
    • Perfis de atividades limitadas  
    • Interface pouco intuitiva
    Compartilhe com seus amigos:
    Priscilla Kinast
    Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
    FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
    Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
    Carregar comentários
    Últimas notícias