O WordPad, um editor de texto que vem junto com o Windows há 28 anos, não estará mais disponível no novo Windows 11. Esse aplicativo simples, que foi lançado em 1995, estava lá para quem precisava de um editor de texto básico. A Microsoft já havia anunciado em setembro de 2023 que o WordPad seria removido, e agora essa mudança está acontecendo para os usuários que participam do programa de testes Windows Insider.

Microsoft começa remover WordPad do Windows

Microsoft começa remover WordPad do Windows após 28 anos
Microsoft começa remover WordPad do Windows após 28 anos

Agora, a Microsoft considera o WordPad como algo do passado, chamando-o de "recurso preterido". Isso significa que não haverá mais atualizações para melhorá-lo ou corrigir problemas de segurança. Além disso, você não poderá mais instalá-lo se estiver configurando o Windows do zero.

Em nota, a Microsoft explica a decisão de remover o WordPad:

" A partir desta compilação, os aplicativos WordPad e Pessoas não serão mais instalados depois de fazer uma instalação limpa do sistema operacional. Em um "voo futuro", o WordPad será removido em uma atualização. O WordPad não será reinstalável. O WordPad é um recurso preterido do Windows."

Se você costumava usar o WordPad, a Microsoft sugere que use o Microsoft Word para documentos mais elaborados e o Bloco de Notas do Windows para textos simples, como arquivos .txt.

Quando anunciou o fim do WordPad em setembro, muita gente criticou a decisão da Microsoft. Essa não é a primeira vez que a Microsoft tenta remover um aplicativo. Eles tentaram fazer o mesmo com o Paint, mas muitas pessoas gostavam dele, então a Microsoft o trouxe de volta com uma aparência melhor e mais ferramentas. Quem sabe, talvez eles façam o mesmo com o WordPad no futuro.