O Windows 11 agora se tornou compatível com Macs M3 oficialmente. Agora, no documento de suporte da Microsoft é dito que os usuários de computadores Mac podem utilizar de forma oficial os programas Windows 365 e Parallels Desktop para utilizar uma máquina virtual (VM ou Virtual Machine) com o Windows 11.

Windows 11 agora é compatível em Macs

Programas Parallels Desktop e Windows 365 ganham suporte oficial para Macs M1, M2 e M3. Fonte: cultofmac
Programas Parallels Desktop e Windows 365 ganham suporte oficial para Macs M1, M2 e M3. Fonte: cultofmac

Segundo a Microsoft, as versões 18 e 19 do Parallels Desktop estão oficialmente autorizadas para rodar o Windows 11 para ARM e o Windows 11 Enterprise em Macs que utilizam os processadores Apple Silicon M1, M2 e M3. Desta forma, é possível executar o Windows em uma máquina virtual e ter dois sistemas operacionais rodando ao mesmo tempo no computador.

Entretanto, é importante ter em mente que alguns recursos do Windows não estão disponíveis no Parallels Desktop como, por exemplo, os subsistemas do Windows para Android e para Linux, além do Windows Sandbox. Caso você queira utilizar algum deles, o indicado é utilizar o Windows 365.

Outro ponto que o usuário deve ter em mente está relacionado a aplicativos de 32 bits. Infelizmente o Parallels Desktop para Mac não consegue executar apps de 32 bits feitos para ARM, pois a Microsoft descontinuou aplicativos UWP de 32 bits para ARM em janeiro de 2023. A Apple tambem abandonou o suporte a aplicativos de 32 bits.

Há um custo de utilização dos software de máquinas virtuais

Observe que tanto o Paralles Destop quanto o Windows 365 funcionam através de um sistema de assinaturas de 12 meses. Então confira os valores e veja qual compensa mais para o seu uso.