O Windows 11 perdeu a função de arrastar e soltar arquivos no Explorador de Arquivos após a atualização "Moment 4", disponibilizada no patch opcional KB5030310. Isso foi relatado pelo site WindowsLatest, que descreveu algumas mudanças, incluindo uma nova interface e recursos, como uma barra de endereços integrada com o OneDrive. No entanto, uma desvantagem é a perda da capacidade de arrastar e soltar arquivos entre pastas.

O que houve com a função de "arrastar e soltar" arquivos?

Microsoft retira recurso de arrastar e soltar arquivos do Explorador de Arquivos no Windows 11. Fonte: Microsoft
Microsoft retira recurso de arrastar e soltar arquivos do Explorador de Arquivos no Windows 11. Fonte: Microsoft

A nova barra de endereços do Explorador de Arquivos do Windows 11 exibe tanto pastas armazenadas localmente quanto na nuvem (OneDrive), além de mostrar o status do arquivo. Isso parece muito bom, não é? Mas há um problema. Infelizmente não é mais possível arrastar e soltar arquivos utilizando duas janelas para transferir algo de um local para outro.

Anteriormente, a função de arrastar e soltar arquivos em pastas era comum para quakquer versão do Windows 11, assim como nas versões do Windows 10. Infelizmente a Microsoft confirmou ao WindowsLatest que a funcionalidade não é mais compatível com a nova barra de endereços do Explorador de Arquivos.

Atualmente, [arrastar e soltar] não é compatível com a barra de endereço atualizada… continuaremos monitorando o feedback.

De acordo com Mayank Parmar, ao entrar em contato com pessoas que trabalham na Microsoft para obter algum esclarecimento a respeito da decisão de remover a funcionalidade de arrastar e soltar, foi dito que o motivo foi simplesmente a não utilização do recurso por muitos usuários.